Emprego e Carreira

Estudo aponta que a Serra Gaúcha criou 4,6 mil empregos em setembro

Em setembro, a indústria surge como carro-chefe da recuperação, sendo responsável pela criação de 266 vagas (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)
Em setembro, a indústria surge como carro-chefe da recuperação, sendo responsável pela criação de 266 vagas (Foto: Ricardo de Souza/Grupo RSCOM)

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho do mês de setembro de 2020, que registra a criação de empregos nos principais municípios da Serra Gaúcha.

Caxias do Sul, Vacaria e Bento Gonçalves foram as cidades que mais geraram empregos no mês, entre os municípios da região de abrangência da UCS, impulsionadas, pelos setores da indústria, comércio e agropecuária, com um total de 2,938 vagas criadas nas três cidades.

Ao todo, em setembro foram abertos 4,6 mil empregos formais na região de abrangência da UCS. Doze dos
quatorze municípios estudados apresentaram saldo positivo. Além de Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, Torres e Canela apresentaram significativa criação de empregos com carteira assinada. Ademais, a Indústria foi o setor que mais abriu empregos na região, estando presente em sete municípios.

Paralelo a isso, a maioria das cidades não apresentaram nenhum setor com saldo negativo.

Além disso, a indústria e o comércio foram os setores que mais abriu empregos na região, estando presente em de onze cidades. Já a construção foi os setor que mais encerrou empregos formais.

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).