Emprego e Carreira

Estudo aponta que a Serra Gaúcha criou 2,4 mil empregos em setembro

Foto: Reuters
Foto: Reuters

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou a Carta Mensal do Mercado Formal de Trabalho do mês de setembro de 2020, que registra a criação de empregos nos principais municípios da Serra Gaúcha. Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha foram as cidades que mais geraram empregos no mês, entre os municípios da região de abrangência da UCS, impulsionadas, principalmente, pelo setor da indústria, com um total de 1.619 vagas criadas nas três cidades.

Ao todo, em setembro foram abertos 2,4 mil empregos formais na região de abrangência da UCS. Doze dos
quatorze municípios estudados apresentaram saldo positivo. Além das três primeiras, também houve aumento em Garibaldi, Carlos Barbosa, Nova Prata, Guaporé, Flores da Cunha, Veranópolis, Canela, São Sebastião do Caí e Vila Maria.

Por outro lado, Torres e Vacaria foram as únicas cidades que registraram contração de empregos formais, com 36 e 3 postos de trabalho encerrados, respectivamente.

Além disso, a Indústria foi o setor que mais abriu empregos na região, estando presente em dez cidades. Percebe-se que houve certa heterogeneidade em relação aos setores que mais fecharam postos de trabalho, sendo que a Agropecuária, os Serviços e a Construção foram os setores que mais encerraram empregos formais.

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).