O município de Farroupilha está entre as 40 melhores pequenas cidades para se envelhecer segundo um estudo desenvolvido pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas.
O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade avaliou 384 municípios brasileiros de porte médio, com população entre 50 e 100 mil habitantes, a partir de sete variáveis: Indicadores Gerais, Cuidados de Saúde, Bem-Estar, Finanças, Habitação, Educação e Trabalho e Cultura e Engajamento. Esses quesitos receberam pesos específicos a partir da necessidade da população de terceira idade.
O índice apontou 40 cidades que se destacam por oferecer as melhores condições de vida para a população com idade a partir dos 60 anos e Farroupilha entrou na lista, como o 40º melhor município para se envelhecer.
A líder na avaliação é São João da Boa Vista, um município do interior paulista com 88 mil habitantes. São Paulo é o Estado que concentra o maior número de cidades destacas na pesquisa. Das 40, 25 são paulistas. O Rio Grande do Sul vem na sequência, com cinco. Paraná aparece com quatro municípios, Minas Gerais e Santa Catarina contam com três representantes. Nenhuma cidade das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste aparece no levantamento.
O estudo aponta que nos Indicadores Gerais, Farroupilha figurou entre os 10 de melhor desempenho e aparece entre as 20 melhores quando a variável é Finanças. No quesito Habitação, o município sequer aparece entre os 250 primeiros. Por fim, a avaliação ressalta que o número de leitos e de médicos por habitante também compromete a performance farroupilhense no quesito Cuidados de Saúde.