Brasil

Estudantes e professores caxienses fazem ato em defesa da educação

Estudantes e professores caxienses fazem ato em defesa da educação

A Greve Nacional da Educação realizada por professores e funcionários do ensino público de todo o país aconteceu nesta quarta-feira (15). Em Caxias do Sul, a manifestação começou às 9h, na Praça Dante Alighieri e de acordo com o Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Cpers), conta com adesão parcial ou total de 28 instituições de ensino. Os servidores saem às ruas em defesa da educação e contra a Reforma da Previdência.

(foto: ricardo gatelli/rscom)

A concentração de professores e estudantes das escolas da rede pública e privada ocorreu na Praça Dante Alighieri. O deslocamento de cerca de 300 pessoas até a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foi feito pela Av. Júlio de Castilhos.

(foto: ricardo gatelli/rscom)

 

 

 

De acordo com a presidente da União Caxiense dos Estudantes Secundaristas (Uces), Estela da Silva, o principal anseio é ter professores em sala de aula para completar o ano letivo. “A gente passa por um momento muito difícil nas escolas, estamos quase na metade do ano, fechamento de trimestre e muitos estudantes ainda estão sem nota por não ter professores. Esta situação ainda é mais grave quando se fala no pessoal do terceiro ano do ensino médio, pois com esse atraso para o final do ano letivo, influência muito na preparação para o Enem e vestibular”, afirmou Estela.

(foto: ricardo gatelli/rscom)

Para o presidente do Cpers de Caxias do Sul, David Orsi, esta quarta-feira está marcada como um dia de lutas. “Esse corte de 30% nos subsídios para educação é um absurdo, assim como a Reforma da Previdência. Então, é importante que todos venham para esse debate, já que infelizmente não temos esse espaço na sociedade. Estamos aqui também para tratar demandas específicas das Escolas Estaduais e Municipais”, comenta Orsi.

(foto: ricardo gatelli/rscom)

O ato desta quarta-feira foi convocado pela Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE) para demostrar a insatisfação com a Reforma da Previdência e o corte de 30% dos subsídios destinados aos institutos e universidades federais pelo Governo Federal. Ainda está previsto outro ato nesta quarta-feira (15), às 17h, também na Praça Dante Alighieri, desta vez, com as Escolas da Rede Municipal de Ensino.