Formar novas gerações de empreendedores e lideranças no mercado de trabalho é uma das missões do programa Miniempresa, da diretoria Jovem da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. A proposta é colocar em evidência a potência de adolescentes do 2° ano do Ensino Médio de escolas públicas e particulares do município e região em conceitos e práticas de empreendedorismo.
Neste ano, o projeto atinge sua 25ª edição com a participação de mais de 15 instituições de ensino de Caxias, Farroupilha e Bento Gonçalves. Representando a Escola Estadual Irmão Guerini, do distrito caxiense de Ana Rech, a estudante Julia Kuquert Molin, 16, refletiu, com outros 11 colegas, como poderia chegar a um produto sustentável para ser comercializado pela empresa fictícia Ice Glass.
Julia explica que assim nasceu a ideia de um copo térmico, capaz de manter a temperatura do líquido por aproximadamente 30 minutos, elaborado a partir de três latinhas que seriam descartadas no meio ambiente. Tudo feito a mão.
“Foi uma construção bem interessante. A gente resolveu visar algo que fosse usado no dia a dia e que pudesse ter uma visão boa sobre o nosso produto. […] É um sentimento bem gratificante, estou bem feliz por participar deste projeto, me ensinou muita coisa, muita coisa que vou levar para dentro da empresa quando resolver trabalhar, que vou levar para a minha vida”, contou a jovem.
Ao longo do percurso, que iniciou no dia 27 de março, os estudantes mergulharam em conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. Assim como na vida real, no projeto eles constituem uma miniempresa, planejam e atuam em todas as suas áreas, produzem e vendem um produto e apuram os resultados da empresa. A jornada completa dura em torno de três meses, divididos em 15 encontros. A garotada é orientada por mentores voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção, os chamados advisers.
O coordenador da CIC Jovem Caxias, Júlio Chiappin, observa que os estudantes aperfeiçoam atributos e têm a oportunidade de representar e defender uma marca.
“A gente consegue perceber na desenvolventura de fala, na visão de negócio deles, nas formas inclusive de venda e de intervenções, alguns fazendo algumas provocações para fazer uma motivação de compra. Então, ver eles enxergando com essa perspectiva, tendo esse senso de pertencimento de que eles representam um grupo, um coletivo, isso é muito bom”, elogia.
Neste sábado (1), acontece a formatura e premiação dos jovens empreendedores e encerramento do Miniempresas 2023. Porém, para chegar ao grande dia, eles tiveram que trilhar as etapas de definição de produto, eleição da diretoria, criação de uma linha de produção, preparação para a Feira de Miniempresas, exposição das miniempresas na Feira, realização de ações sociais e entrega dos resultados.
Chiappin revela que os jovens ganham pequenas comissões ao desenvolver e vender o produto e, além disso, são submetidos ao teste de recolhimento de impostos e destinação para instituições sociais.
“Então eles mesmos começam a produzir o produto, eles mesmo fazem a venda, e aí vão ganhando comissão em cima disso. Claro que a gente trabalha com valores muito menores justamente para fazer uma simulação, mas ao mesmo tempo [promovendo] este discernimento. Inclusive, no ponto final do programa é que eles precisam fazer o recolhimento de impostos em cima de tudo isso”, acrescenta o coordenador da CIC Jovem, e finaliza: “O programa fomenta tudo isso e explora de diferentes formas todo esse protagonismo dos jovens para ir além das salas de aula”.
Participantes
Escola(s) – Marca – Cidade
IFRS Bento Gonçalves – Nuria Velas Aromáticas – Bento Gonçalves
Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles e Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline – Bem-dita – Bento Gonçalves
Colégio Marista Aparecida – Copo Seguro – Bento Gonçalves
Escola Estadual Mestre Santa Bárbara – SunMasters – Bento Gonçalves
IFRS Farroupilha, Colégio Estadual São Tiago, Colégio Estadual Julio Magnoni, Escola Estadual Farroupilha e CNEC Ângelo Antonello – Health Box – Farroupilha
IFRS Farroupilha, Colégio Estadual São Tiago, Colégio Estadual Farroupilha e CNEC Ângelo Antonello – BeeBag – Farroupilha
Colégio ESI Lourdes, Colégio Estadual Farroupilha, Colégio São Tiago e Escola Pio X – O-CLEAN – Farroupilha
Escola Estadual Irmão Guerini – Ice Glass – Caxias do Sul
Caminhos do Saber- SAFIX – Caxias do Sul
CETEC – PORTÁTILE – Caxias do Sul
IFRS Caxias – CA’BAG – Caxias do Sul
Colégio Imigrante – MANTEC – Caxias do Sul
La Salle Caxias – PAG SA/E – Caxias do Sul
Colégio Murialdo Centro – VORWATS – Caxias do Sul