Comportamento

Estudantes da Apae conhecem estrutura da Câmara de Vereadores de Farroupilha

A visita que faz parte do Projeto da Câmara – Escola no Legislativo

Apae
Foto: Gabriel Venzon/Divulgação

Recepcionados pelo vereador Calebe Coelho, estudantes da Escola Sol Nascente, vinculada com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae,) estiveram na Câmara de Vereadores de Farroupilha na manhã desta quinta-feira (24) conhecendo a  estrutura do Legislativo e o trabalho realizado pelos vereadores.

Os estudantes tiveram a experiência de falar na tribuna, conheceram as bancadas parlamentares e questionaram sobre a função de um vereador. Calebe explicou a necessidade das regras ao convívio social e a importância do respeito entre as divergências de opinião.

A visita que faz parte do Projeto da Câmara – Escola no Legislativo, ocorreu como peça de fortalecimento das eleições de autodefensores que ocorrerá na Apae nos próximos dias, onde quatro usuários serão eleitos.

A autodefensoria consiste na representação dos usuários em todas as assembleias e reuniões da Apae.

PRAÇA ADAPTADA PODE VIRAR REALIDADE EM FARROUPILHA

Os vereadores de Farroupilha aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira (22) o requerimento que aponta pela adaptação de uma praça de lazer para pessoas com deficiência física ou psicossocial.

Estimulados a analisar o tema por conta dos recentes relatórios apresentados pela ONU, IBGE e Secretaria da Saúde, quanto ao crescimento de crianças identificadas com algum nível de autismo, os vereadores das bancadas do PDT, PSB e Republicanos sugerem que a Praça da Bandeira seja modelo de espaço público adaptado a pessoas com deficiências.

Conforme o vereador Roque Severgnini, que apresentou a proposição, o trabalho foi realizado em conjunto com as associações que atendem a essas pessoas na cidade. Amafa, Apae, Amdef e Afadev foram consultadas e apontaram quais as necessidades a serem inseridas na praça.