Em plena tarde de sábado (26) a movimentação no Centro da cidade de São Marcos, na Serra Gaúcha, ganhou um elemento incomum: a estudante Thabata Bernardi Uliana, de 23 anos, posicionou-se sozinha na esquina da rua Padre Feijó com a Avenida Venâncio Aires, ao lado da Praça Dante Marcucci, para realizar um protesto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A ação chama ainda mais atenção por ter sido solitária, ou como seja, nas palavras da jovem, “alguém precisa começar”.
Com um cartaz nas mãos com os dizeres “Fora Moraes, Fora Lula. Se você concorda, buzine”, Thabata chamou a atenção de motoristas e pedestres que circulavam pelas vias. O ato, segundo ela, nasceu da insatisfação com o que considera abusos cometidos pelas autoridades.
“Estou aqui pelos abusos que estão sendo cometidos. O Lula tirou o Brasil da Aliança Internacional do Holocausto, o Alexandre de Moraes rasgou a Constituição, prendeu senhoras, tirou o visto do Bolsonaro sem base legal. Eu me revoltei”, desabafou.
Ativa politicamente desde 2018, Thabata afirmou que já participou de manifestações anteriores e foi candidata na eleição do ano passado. Ela contou que o estopim para o protesto foi o episódio envolvendo o ex-deputado Hélio Negão, que, segundo ela, foi impedido de se manifestar pacificamente em Brasília.
“Ele estava sentado com uma Bíblia e a Constituição nas mãos, e mesmo assim foi ameaçado de prisão”, declarou.
A estudante decidiu sair às ruas após dias de inquietação.
“Desde domingo passado eu dizia pra minha mãe: ‘Quero ir pra rua, quero fazer alguma coisa’. Me sinto impotente só reclamando atrás de um celular”, relatou.
Apesar de estar sozinha no ato, Thabata diz ter recebido mais apoio do que críticas.
“Está sendo mais buzinaço, mais incentivo do que qualquer outra coisa”, afirmou, enquanto permanecia firme na esquina com seu cartaz, dizendo que ainda seguiria no local por mais algum tempo.
Ao longo da última semana, mas organizado por políticos de direita em Caxias do Sul, dois “buzinaços” foram realizados. Um na passarela do Shopping Villagio Caxias, sobre a RSC-453, e outro na BR-116, no bairro São Ciro, na última sexta (25).