Bento Gonçalves

Estrutura do Samu em Bento está fora dos padrões de segurança e identificação

Estrutura do Samu em Bento está fora dos padrões de segurança e identificação

A demissão de funcionários e a preocupação com a possível diminuição dos serviços prestados pela Fundação Araucária na gestão e execução do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) resultaram em preocupação por parte da comunidade de Bento Gonçalves.

Além da reestruturação física, outras circunstâncias sobre o uso e conservação das viaturas e do prédio apresentam problemas. Uma das ambulâncias, por exemplo,
considerada viatura avançada, está com o farol desregulado, oscilando o foco, o que pode prejudicar a visão noturna do motorista. Noutra viatura, nas laterais, frente e parte traseira, não há adesivos indicando o serviço ou a mesma é precária.

O adesivo escrito “Ambulância”, localizado na parte frontal da viatura, foi confeccionado por um funcionário. Também a placa eletrônica que aciona o sinal sonoro está avariada e, em seu lugar, foi improvisado um outro dispositivo, o que, conforme informações, emite um sinal sonoro abafado e mais baixo, que pode dificultar a percepção de aproximação do veículo de emergência aos condutores que estiverem com os vidros do carro fechados. Na viatura que está no pátio, foi bloqueado o freio ABS, ficando apenas com o freio comum em estado de uso.

Falta de adesivos é um dos problemas (foto: Dariano Moraes)

Além disso, o prédio está fora dos padrões para o tipo de serviço. O expurgo de material com sangue é feito na pia, localizado no banheiro utilizado pelos funcionários. Há necessidade de revisão da fiação, dentre outros apontamentos dos quais a prefeitura foi notificada pelo Serviço de Regulação.

Os funcionários da Fundação estão cumprindo aviso prévio e o município publicou edital para processo de seletivo para cinco vagas de motoristas de carros de passeio. O problema poderá se dar na contratação de condutores qualificados para os veículos de emergência, que exige dois anos de experiência em UTI Móvel, CNH categoria D e requisito especial para condução de veículo de emergência.

Conforme o secretário Municipal de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, não há diminuição de pessoal e nem do tempo de prestação do serviço, apenas a substituição de funcionários terceirizados por servidores concursados ou por meio de processo seletivo, procedimento este, que começou a mais de um ano.

Questionado sobre os apontamentos e o estado de manutenção das viaturas, ele confirmou as notificações e declarou que o município está tentando atender ao que foi apontado. Citou a aquisição de uma nova ambulância, visando qualificar o serviço. Que outrora a comunidade ficou refém da prestação do serviço por conta de paralisações e atraso no pagamento dos funcionários terceirizados, razão pela qual o Poder Público está promovendo mudanças.

Clique na imagem para ampliar: