Caxias do Sul

Estrutura do Colégio Mutirão Objetivo atenderá estudantes da Atiliano Pinguelo

(foto: divulgação/renata zanatta/prefeitura de caxias)
(foto: divulgação/renata zanatta/prefeitura de caxias)

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), junto à Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan), definiu, nesta quinta-feira (25), o local para onde os 142 estudantes, professores, funcionários e equipe diretiva da Escola Municipal Atiliano Pinguelo, no bairro Diamantino, serão provisoriamente transferidos. A partir da próxima semana, todas as aulas serão retomadas no prédio do Mutirão Caxias, localizado na Rua Pinheiro Machado, 410, bairro Lourdes.

De acordo com a prefeitura de Caxias, a intenção é não separar turmas ou alterar os vínculos já formados na comunidade escolar, além de garantir uma infraestrutura completa aos estudantes durante o período de obras. A nova estrutura conta com 16 salas de aula, uma quadra aberta e um ginásio de esportes fechado.

A Smed disponibilizará o transporte para os estudantes devido à escola estar localizada fora do zoneamento das crianças. As aulas perdidas serão recuperadas, a partir de um calendário escolar organizado pela instituição com auxílio da Secretaria da Educação, a fim de completar os 200 dias letivos.

Reforma completa

As aulas na Escola Municipal Atiliano Pinguelo foram suspensas na última terça-feira (16), após um muro de contenção desmoronar com o temporal. O problema foi agravado por uma sobrecarga do aterro, causada pela invasão da área por parte de algumas famílias. As casas construídas de forma irregular causaram a obstrução do sistema de drenagem de águas superficiais, o que aumentou a força exercida sobre o muro.

O início da reforma dependia da realocação das pessoas que ocupavam a área e que contarão com apoio do aluguel social, por seis meses, prorrogável por mais seis meses. A Secretaria da Habitação fará a mudança dessas pessoas. O investimento para a reforma está estimado de R$ 1 milhão.