A Estrada Municipal José Novello, em Vila Cristina, a cerca de 500 metros da BR 116, segue interditada desde a movimentação de terra ocorrida em agosto de 2022 em Caxias do Sul. Após a realização de uma inspeção preventiva, que apontou que a via está cedendo devido a uma movimentação de massa orgânica em uma extensão de aproximadamente 50 metros, integrantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, acompanhados por equipes da Subprefeitura bloquearam a via.
Passado cerca de 9 meses do bloqueio da via que que fica ao lado de um despenhadeiro, nada foi feito. Diante da inércia da prefeitura de Caxias do Sul, que até o momento não apresentou solução para o problema, moradores tem se arriscado a usar a estrada, inclusive van escolar passa pelo local, uma vez que a rota alternativa aumenta excessivamente o percurso para chegar até a rodovia, e nem todos carros conseguem subir, uma vez que a estrada é bastante íngreme.
A preocupação dos moradores é que com a chegada do inverno e o aumento do volume de chuvas, o local volte a ceder, até o momento a única providência da prefeitura de Caxias do Sul, no local, foi colocar uma placa de trânsito interrompido na proximidades do local que está cedendo.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Obras foi contatada pela reportagem, e encaminhou a seguinte nota:
Nota de Imprensa
A recuperação da via que dá acesso a diversas residências está mais próxima de se tornar realidade. Um projeto para a execução dos reparos já foi elaborado e apresentado aos moradores que utilizam a via para chegar em suas casas. O processo administrativo que trata do projeto de execução está em tramitação no executivo e aguarda a emissão de laudo ambiental para dar prosseguimento às obras.
A área onde a via se encontra apresenta grande variedade de vegetação nativa e é de preservação ambiental, o que exige um estudo minucioso para avaliar o impacto das obras na natureza. Para garantir a proteção do meio ambiente e a devida liberação frente aos órgãos reguladores ambientais o projeto foi elaborado levando em consideração medidas que minimizem os impactos, como a utilização de materiais e técnicas que respeitem a natureza local e absorvam e compensem os danos.
O objetivo do projeto é garantir a segurança e a comodidade dos moradores que utilizam a via e também contribuir para a preservação do meio ambiente seguindo rigorosamente as leis existentes. A licitação das obras está prevista para iniciar assim que o laudo ambiental for emitido e o processo administrativo for concluído.
A prefeitura ressalta o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental e informa que está empenhada em seguir todas as normas e procedimentos legais para a execução das obras de recuperação da via.