Estão abertas as inscrições para a Oficina de Fotografia, Acervo e Memória do Campanário de Flores da Cunha. A atividade será nos dias 23 e 24 de setembro, no auditório da Casa de Cultura Flávio Luis Ferrarini. A oficina é gratuita e aberta a toda comunidade florense.
Além de proporcionar uma aprendizagem sobre a arte fotográfica e de patrimônio histórico local, a ação irá resultar em uma exposição fotográfica a ser inaugurada em breve no município. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro, por meio de um formulário disponível neste link.
A oficina conta com a seguinte programação: no primeiro encontro, dia 23, das 19h às 22h, serão debatidos conteúdos relativos às questões técnicas e de operação dos equipamentos fotográficos, abordagens sobre os elementos da linguagem fotográfica, além de conceitos e noções sobre fotografia, patrimônio histórico, cultura, acervo, arte, entre outros.
No segundo encontro, no dia 24, das 9h às 12h, ocorrerá uma saída de campo para captar as imagens que resultarão na exposição fotográfica contemplada no projeto. A dinâmica da saída será explicada no final do primeiro encontro e retomada na manhã do dia 24. Serão visitados diversos pontos, culminando no Campanário, atração principal.
Já no período da tarde, das 13h às 17h, a oficina estará voltada para a recepção e avaliação dos materiais fotografados, onde serão desenvolvidas competências de edição, pós-produção e expografia. Posteriormente, o material será encaminhado para impressão e os participantes serão convidados para a montagem da exposição, em dia a ser combinado.
Os alunos podem utilizar câmeras de celulares e/ou qualquer tipo de câmera fotográfica. Nos dias em que ocorre a oficina, quem se inscrever terá oportunidade de entrar numa espécie de imersão de criatividade, participando ativamente em todas as etapas, desde fotografar até o processo de montagem de uma exposição fotográfica.
A Oficina de Fotografia, Acervo e Memória do Campanário de Flores da Cunha é uma das ações que fazem parte do projeto de Restauro e Requalificação do Campanário.
A iniciativa é promovida pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O projeto tem patrocínio das empresas Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense.