Cidades

Estado apresenta projetos em infraestrutura para atrair investidores italianos

Comitiva do governo gaúcho percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais

Estado apresenta projetos em infraestrutura para atrair investidores italianos
Foto: Maurício Tonetto/ Secom

O governador Eduardo Leite (psdb) apresentou as potencialidades do Rio Grande do Sul a investidores italianos nesta terça-feira (16), em Roma. Ao longo da manhã, Leite se reuniu na Embaixada do Brasil na Itália com representantes da Sace (agência pública de fomento), da Simest (agência privada no setor financeiro) e do Intesa Sanpaolo (banco privado).

Nas apresentações, Leite destacou a carteira de projetos do governo nas áreas de infraestrutura, saneamento básico, mobilidade, segurança, lazer e em áreas sociais. Uma das principais iniciativas é a concessão de rodovias dos blocos 1 e 2, com projeção de investimentos de R$ 10 bilhões. O governador reforçou a adoção do free flow nas estradas concedidas como componente importante para os usuários e para os investidores.

Leite ressaltou ainda o trabalho do governo para tornar o RS um destino de investimentos em hidrogênio verde. O governador destacou, principalmente, as questões geográficas e o papel do hidrogênio verde e das energias renováveis no mapa estratégico da gestão estadual.

As agências de fomento, de desenvolvimento e os bancos italianos têm um portfólio grande de empresas que são clientes e que buscam atuação fora da Itália. É muito importante que posicionemos o Rio Grande do Sul para que os investidores também olhem para nós”, disse Leite.

O governador também destacou que o Rio Grande do Sul é uma porta de entrada para a América do Sul e para mercados relevantes. “Existem muitos aspectos do nosso Estado que favorecem investimentos de empresas italianas, então trouxemos o nosso portfólio de investimentos em infraestrutura na área de concessões. A Itália tem empresas de infraestrutura importantes, inclusive que já têm atuação no Brasil”, acrescentou.

Nesta tarde, no horário de Roma, entre outros compromissos, a comitiva se reunirá com representantes da ITA Airways para avançar na negociação em torno de um voo direto entre o Rio Grande do Sul e a Itália.

A missão internacional

O objetivo da missão é apresentar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Agora em 2024 ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Com informações do Governo do Estado