Escolas da rede estadual de educação do Rio Grande do Sul têm até o dia 21 de agosto para manifestar voluntariamente sua intenção de aderir ao modelo de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). As instituições de ensino interessadas devem realizar as inscrições por meio da Secretaria da Educação (Seduc), dentro da política de expansão prevista para o ano letivo de 2026.
O chamamento público, oficializado por meio de um Termo de Referência, busca ampliar e qualificar a oferta de ensino, alinhado às metas do Plano Nacional de Educação (PNE).
Como será a adesão?
O processo será realizado em etapas. Primeiro, é necessário que as equipes diretivas das escolas preencham um formulário eletrônico, disponibilizado no Portal da Educação. Para participar, a escola também precisa ter oferta regular de Ensino Médio (diurno e/ou noturno) e estar com os dados atualizados no Sistema ISE.
O resultado da primeira fase será divulgado após uma análise técnica das candidaturas, que será realizada pela Seduc. A data, no entanto, não foi informada pelo governo do Estado. Na segunda etapa, serão realizadas uma assembleia de consulta à comunidade escolar e a posterior submissão das atas, indicando adesão ou não. A divulgação final das escolas selecionadas está prevista para o dia 24 de setembro.
O formato do chamamento público foi pensado para permitir que todas as escolas interessadas possam entrar no processo de avaliação. Nos anos anteriores, a Seduc conduzia a expansão com base em um levantamento prévio de escolas potenciais.
Tempo integral
O objetivo do Ensino Médio em Tempo Integral é aprimorar os índices educacionais e socioeconômicos do Estado. Estudos de egressos do modelo de tempo integral mostram uma redução de 32% na evasão escolar. Além disso, foi registrado um aumento de 17% na probabilidade de ingresso no ensino superior, em comparação com o ensino médio regular.
Os dados também indicam que estudantes formados em escolas integrais têm um salário médio 18% maior e atuam com mais frequência em setores de maior qualificação .Atualmente, 303 escolas estaduais oferecem a modalidade do EMTI, o que representa cerca de 27% do total das escolas de Ensino Médio da Rede Estadual.