Caxias do Sul

Estacionamento em trecho da Júlio de Castilhos em Caxias começa a ser cobrado

Foto: Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação
Foto: Leonardo Portella/Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

Os trechos entre as ruas Dr. Bozano, rua Teixeira Mendes e avenida Júlio de Castilhos, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, passarão a ter estacionamento rotativo tarifado a partir desta semana, conforme comunicação da prefeitura.

A medida foi autorizada pelo prefeito Daniel Guerra por meio de decreto publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE) na última semana. O local abrange 80 espaços, nos dois sentidos da via, que farão parte do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Os espaços serão tarifados para suprir a demanda da comunidade que encontra dificuldades de estacionar o veículo no local, principalmente nos horários comerciais, fazendo valer a proposta do ERR de possibilitar alternância na utilização das vagas. “A inclusão destas duas quadras como Zona Verde busca equiparar com os espaços de estacionamento na avenida Itália, por exemplo, que estão sob concessão do ERR. Muitas pessoas que trabalham por ali deixam seus veículos na Júlio de Castilhos para evitar o pagamento do tempo de permanência, mas impossibilitando que mais pessoas possam utilizar o espaço”, justifica o gerente do ERR, Rodrigo Tolves.

Na última semana, parquímetros da empresa Rek Parking, responsável pela exploração do serviço, foram instalados no trecho. A partir da autorização do poder público, a concessionária iniciará a instalação de placas e realizará as pinturas de sinalização no pavimento, o que regulamenta o início da cobrança. O tíquete para estacionamento no local custa R$ 0,65 a cada meia hora e o pagamento pode ser feito por meio de moedas, cartões pré-pago da empresa concessionária do serviço ou por meio do aplicativo Digipare.