Na tarde deste domingo (19), jogando no Montanha dos Vinhedos, o time da Capital da Uva e do Vinho venceu o Santa Cruz por 1×0. Com o resultado, o Esportivo tem vantagem para o segundo confronto das quartas de final da Série A2 do Campeonato Gaúcho 2022.
O alviazul praticamente não deu chances para o time visitante e comandou as ações durante todo o jogo, principalmente no primeiro tempo, com domínio total e várias chances de balançar as redes do gol defendido por Bruno Grassi. Logo aos três minutos, Cris Magno desperdiçou boa chance de abrir o placar. Após boas defesas de Bruno Grassi, aos 17 minutos, os atletas do Esportivo reclamaram de pênalti sofrido em João Felipe, que entrava sozinho para marcar o gol, o arbitro assinalou o tiro de meta. A presença numerosa de atletas do Tivo no campo de ataque surtiu efeito. Aos 33 minutos, João Felipe roubou a bola no lado esquerdo da grande área do Santa Cruz, driblou dois adversários e chutou forte. Bruno Grassi não segurou e David Batista aproveitou a sobra.
No começo da etapa complementar, o Esportivo manteve o mesmo ímpeto e já aos dois minutos levou perigo com David Batista, que cabeceou por cima do gol. Os anfitriões ainda tiveram boas chances, mas Bruno Grassi realizou grandes defesas. O segundo tempo foi marcado por faltas mais duras, em uma delas, Roger Bastos atingiu a coxa de Magal com as travas da chuteira e foi expulso pelo árbitro da partida.
Com o resultado, o time de Bento Gonçalves precisa apenas de um empate para se classificar à semifinal, já o Santa Cruz tem que vencer para avançar à próxima fase. Com uma vitória simples, a decisão vai para os pênaltis, e com dois gols de diferença, a classificação fica com o Santa Cruz. A partida de volta acontece no próximo domingo (26), no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz.