Bento Gonçalves

Esportivo não disputará a Copa da Federação Gaúcha no segundo semestre

Esportivo
(Foto: Enio Bianchetti/Divulgação)

No último domingo (24), o Esportivo derrotou o Avenida pelo placar de 1 a 0 na final da Divisão de Acesso. Entretanto, enquanto aguarda julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Alviazul já começa a tomar outras decisões. Uma delas é de que o clube não disputará a Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) no segundo semestre de 2022.

O presidente do clube, Leocir Glowacki, explicou o motivo da ausência do clube na competição.

“Não vamos disputar a Copinha em função de que não conseguimos fazer o levantamento de recursos suficientes para que pudéssemos disputar. Então, foi feito um levantamento de recursos, uma estimativa do planejamento de investimento a ser feito para disputar, a gente conseguiu essa receita parcial e, infelizmente, pelo curto prazo a gente não teve mais tempo para conseguir fazer o levantamento”.

Ainda segundo ele, a vaga perante a FGF foi garantida, entretanto, a diretoria não poderia comprometer o orçamento, que já está sendo elaborado com o pensamento no Gaúchão 2023. “Nosso objetivo era de dar continuidade no elenco, fazer com que disputasse esse segundo semestre com a copinha mas, infelizmente, a gente sabe da nossa realidade”.

Esportivo aguarda STJD

Ainda assim, o Esportivo segue aguardando uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), quanto ao julgamento do Avenida. O STJD analisará, no dia 4 de agosto, uma possível escalação irregular de um atleta pelo clube de Santa Cruz do Sul.

Mesmo assim, o presidente do Tivo, detalha a posição do clube perante a espera.

“Lógico, o que a gente mais quer é que o Esportivo não seja prejudicado nesta situação. O Clube Esportivo tem o contrato com todos os atletas já encerrados na segunda-feira (25). Então, a gente não tem um time mais para disputar um novo campeonato. Muitos atletas também já estão contratados em outros clubes. Então, a gente tem essa certeza de que o clube foi legítimo”.

Agora, o clube aguarda a definição do tribunal para levantar oficialmente a taça da Divisão de Acesso 2022. No domingo, os jogadores comemoraram com uma simbólica.