Comportamento

Espanha cogita considerar a covid-19 uma gripe comum

Foto: REPRODUÇÃO
Foto: REPRODUÇÃO

A Espanha cogita passar a tratar a covid-19 como uma gripe comum. A informação é do próprio Primeiro Ministro do país, Pedro Sanchez em entrevista a uma emissora de rádio espanhola na última segunda-feira (10).

“É um debate necessário; A ciência nos deu a resposta para nos protegermos”, disse Sanchez, acrescentando que a letalidade do vírus vem caindo desde o início da pandemia. “Temos que avaliar a evolução da covid de pandemia para endemia”, disse.

Os comentários de Sanchez chegam quando a omicron, a última variante que domina grandes áreas da Europa, registrou taxas mais baixas de hospitalizações e mortes do que as cepas anteriores, mesmo com o aumento das infecções.

“A taxa de mortalidade dos casos de Covid-19 já não é semelhante à da primeira oonda, que era de cerca de 13%. Está agora perto de 1%. Portanto, temos de avaliar a doença com parâmetros diferentes“, disse o presidente do governo espanhol, Pedro Sanchéz, em declarações citadas pelo jornal El País.

Ainda de acordo com o governo espanhol, tratar a covid como endemia significa não testar todos que estejam com sintomas e nem registrar todos os casos. A OMS (Organização Mundial da Saúde), entretanto, afirma que ainda faltam estudos que permitam tratar a Covid-19 como uma doença endêmica como a gripe.