Movimentando os setores de cultura, turismo, gastronomia e economia caxiense, a Festa das Colheitas ocorre de 24 a 26 de fevereiro, 03 a 05 e 10 a 12 de março de 2023, nos Pavilhões da Festa da Uva. A feira multissetorial atualmente está com praticamente 60% da capacidade para expositores completa, mas ainda há espaços disponíveis aos interessados em expor seus produtos.
O presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, relembra como foi o início da festa na cidade, a qual foi prejudicada devido a pandemia de covid-19, em 2020. Ele também destaca os objetivos da festa bem como a integração no calendário municipal, no período de intervalo da Festa da Uva. “A Festa das Colheitas teve sua primeira edição em 2020, porém, só teve no primeiro final de semana pois estourou a pandemia e ela teve que ser suspensa. Agora, passado esse período, tivemos a Festa da Uva em 2022 que foi um sucesso, e no calendário então do município de Caxias a gente vai fazer sempre a Festa das Colheitas no intervalo quando não tem a Festa da Uva. A proposta é movimentar o setor de cultura, de turismo gastronomia, e não só de Caxias mas de toda a região”.
A expectativa de público para a edição de 2023 é prevista em 10 mil pessoas por final de semana. Bertotto salienta ser um momento delicado para estimativa de público, devido às reações após a pandemia. “A gente imagina algo em torno de 10 mil pessoas por final de semana, até por ser um evento gratuito, serão três finais de semana. É complicado definirmos público pois a reação está meio estranha, claro que hoje o povo está sedento por eventos. E a Festa da Uva foi um exemplo disso, ainda estávamos em pandemia e teve um público até menor do que imaginávamos, mas tenho a convicção de que a Festa das Colheitas vai ganhar um bom público”.
O evento gratuito proporcionará ao público o melhor da produção e da cultura caxiense, além de todos os produtos feitos nos distritos e interior de Caxias do Sul. O principal produto da cidade é a uva, porém outras culturas da Serra Gaúcha e conhecidas no âmbito nacional estarão em exposição, como o moranguinho, o cáqui e o pêssego. “O visitante vai poder ver tudo isso na questão da agricultura, sem contar toda a área de gastronomia que nós vamos ter no Centro de Eventos, com a Vila dos Distritos, aqueles planos de alimentação que são tradicionais em festas desse tipo, e diversas atrações culturais”, destaca o presidente da festa.
Até a última semana os espaços disponíveis para o produtor expor os produtos na Festa estavam em torno de 60% vendidos, sendo que na área de alimentação não há mais estandes disponíveis. Para o produtor que deseja expor e comercializar produtos pode entrar em contato pelos telefones (54) 3207-1133 / (54) 99966-1311 ou (54) 99615-1315; ou o e-mail [email protected]
A Festa ocorre nos dias 24 a 26 de fevereiro, 03 a 05 e 10 a 12 de março de 2023, no Centro de Eventos da Festa da Uva. A área multissetorial ficará localizada no piso superior do Centro de Eventos. Na parte térrea, estarão os distritos, agronegócio familiar para venda de produtos locais, área de recreação de crianças, gastronomia, vinícolas, palco e a exposição de orquídeas. Esta última, uma novidade que trará produtores e colecionadores de outros estados do país.
No pórtico de entrada também haverá receptivo com atrações e as Réplicas estarão abertas.
Festa das Colheitas
Data: 24 a 26 de fevereiro, 03 a 05 e 10 a 12 de março de 2023
Local: Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva
Não haverá cobrança de ingresso (estacionamento é pago, porque é uma concessão)
Contatos para interessados em expor na feira multissetorial: telefones (54) 3207-1133 / (54) 99966-1311 ou (54) 99615-1315; ou o e-mail [email protected]