
Desde que iniciaram, alguns problemas já foram verificados nas obras de construção do túnel de acesso norte, na BR-470, em Bento Gonçalves.
Ainda no começo do mês de outubro, uma moradora das proximidades, no Bairro São João, relatou uma situação de esgoto a céu aberto que seria soterrado pelas escavações, caso não fosse devidamente canalizado.
Na ocasião, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB) afirmou que a tubulação seria feita dentro de um período de 20 dias.
Entretanto, nesta terça-feira (20), o esgoto a céu aberto segue no local, onde são descartados materiais de forma irregular, como rochas e lixo, agravando ainda mais a situação e com riscos de invadir a propriedade às margens do local, já que o esgoto não tem para onde escoar.
Uma moradora afirma que deve fazer outro requerimento para que, enfim, seja feita a tubulação no local. A residência em questão é situada no km 213 da rodovia, às margens de onde está sendo construído o túnel.
O IPURB não deu nenhuma previsão concreta para a realização das obras e que a previsão de 20 dias era somente para a chegada da tubulação. O instituto se coloca a disposição para um novo requerimento.
Vazamentos de água tem provocado inundações
Ainda na última semana, o rompimento de um cano nas escavações provocou inundações na Avenida Alvi-Zul, que se alastraram por residências das proximidades, sendo necessários trabalhos de reparo no local por parte da Corsan, que seguem até está terça-feira (20).