No último sábado (4), na Câmara Municipal de Porto Alegre, a escritora farroupilhense Júlia Rigol, que integra o Comitê Jovem da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac, tomou posse na Academia de Letras Machado de Assis, em Porto Alegre.
A associação literária foi fundada em conjunto com professores e alunos e agrega artistas, escritores, músicos, compositores e poetas de todo o Estado.
Ju Rigol, como é conhecida pelas obras, tem 17 anos e conta que começou a aprimorar a escrita
em 2020, durante a pandemia. Mesmo escrevendo textos com frequência, ela os guardava para si, no entanto em meio a uma de suas histórias para aliviar o tédio que sentia, ela, apoiada pelos pais, viu a possibilidade de escrever um livro para chamar de seu crescer muito.
Com a publicação do livro, intitulado “Mudando-Me” e publicado pela editora Telha, RJ em 2021, ela conta que sua vida mudou:
“Posso dividir minha vida em antes e depois da escrita, porque assim que publiquei o livro tudo mudou.”
Ela foi convidada para fazer parte do Comitê Jovem da Biblioteca Pública, passando também a escrever poesias. Participou de diversos eventos do Comitê em prol da literatura. Foi aí que veio o convite para fazer parte da Academia de Letras Machado de Assis, como ela conta:
“É um marco importantíssimo na minha jornada como escritora e acredito que todo esse processo que vem acontecendo é resultado da sementinha de esperança que plantei na primeira frase do primeiro capítulo do meu livro.”
Sempre com um olhar de esperança para o futuro, ela que atingir mais pessoas com suas obras:
“Quero ser prestigiada pelo meu trabalho sim, mas acima disso quero que as pessoas vejam o quão lindo é o universo literário e aprendam com o pouco que sei. Sou apaixonada por ajudar as pessoas e fazer isso através de livros e daquilo que me completa não tem valor”, comenta ela.
A posse de Rigol na Academia representa um enorme reconhecimento para os jovens que tem grandes expectativas junto a escrita.