No dia 28 de maio comemora-se o Dia Internacional do Brincar. A data marca uma importante ação essencial para o desenvolvimento da criança. Desta forma, atenta-se um olhar mais consciente sobre de como as brincadeiras auxiliam nas relações dos pequenos com a realidade, com os outros e com eles mesmos, gerando a construção dos sentidos e percepções.
A Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves está promovendo a Semana do Brincar nas escolas municipais infantis enfatizando a importância desta ação tão importante para a rotina da criança. Os educandários organizaram um cronograma com brincadeiras como aventuras envolvendo contações de histórias, músicas, exploração de materiais naturais, show de mágicas, cantos do brincar com diversas possibilidades de exploração e criação, brinquedos infláveis, circuitos sensoriais, festa das cores, resgate das brincadeiras antigas de roda e muito mais. Bento Gonçalves possui 21 escolas de educação infantil na rede municipal.
De acordo com a psicóloga do Núcleo de Integração e Diversidade (NID), da Secretaria de Educação, Suelen Bordignon, “o brincar tem um papel essencial no desenvolvimento de necessidades emocionais da criança e possibilita que a mesma possa aprender e experienciar o mundo ao seu redor. Certamente vai muito além de um momento de divertimento – embora esse, por si só, já tenha grande importância. É um momento rico para o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais, tais como a aprendizagem de regras e limites, desenvolvimento da autonomia e senso de pertencimento, expressão emocional e socialização”.
A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta que “a Semana do Brincar é um momento para comemorar, mas também para refletirmos e mostrarmos a importância da brincadeira, do lúdico na vida e no desenvolvimento integral e saudável das crianças. É através da interação com o brinquedo e com o outro na brincadeira, que a criança se socializa, desenvolve habilidades e constrói conhecimentos”.
O Dia Internacional do Brincar foi criado em 1999 pela Associação Nacional de Brinquedotecas Internacional Toy Library (ITLA), com o objetivo de celebrar e reforçar a importância do brincar para as crianças. A data foi comemorada pela primeira vez em 2000 e reconhecida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A partir de então, o Dia Internacional do Brincar é celebrado em 28 de maio, em mais de 40 países.
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da educação infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira. Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil, pois a partir da brincadeira a criança realiza a leitura do mundo e aprende a lidar com ele, segundo os especialistas.