Caxias do Sul

Escolas municipais de Caxias farão reciclagem de plástico em projeto educativo

Cerca de 200 professores e equipes diretivas tiveram formação sobre a proposta nesta terça-feira. Foto: Renata Zanatta
Cerca de 200 professores e equipes diretivas tiveram formação sobre a proposta nesta terça-feira. Foto: Renata Zanatta

Conscientizar e estimular a adoção de novos hábitos de separação, limpeza e destinação de resíduos plásticos após o consumo é o objetivo do projeto Plástico do Bem, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) que conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (Smed). O lançamento e capacitação para os professores e equipes diretivas das escolas municipais participantes da primeira etapa ocorreu nesta terça-feira (9), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

O projeto será implementado nas 81 instituições de Ensino Fundamental que compõem a rede, envolvendo aproximadamente 3,5 mil professores e 35 mil estudantes. Devido ao volume de participantes, o processo será dividido em etapas. A primeira contemplará 15 instituições de ensino, o que corresponde a cerca de 650 docentes e 6 mil estudantes. O grupo foi definido em função do interesse (a adesão é voluntária) e da proximidade, que tem influência na logística da ação. O encontro desta terça-feira, que reuniu cerca de 200 pessoas, contou com palestra do presidente do Simplás, Jaime Lorandi, que abordou a importância da correta destinação dos resíduos. Na sequência, a diretora executiva do Sindicato, Daniela Camargo, apresentou o projeto ao público.

O Plástico do Bem capacita os professores para que possam trabalhar com as crianças e os adolescentes em idade escolar a questão da reciclagem. O material arrecadado pelos estudantes e suas famílias nas residências e vizinhanças é reunido e comercializado pelas instituições, gerando renda extra que pode ser aplicada da forma que cada escola considerar mais adequada. O ciclo se completa com a participação de uma empresa recicladora conveniada, que faz a coleta, aquisição, processamento e reinserção na cadeia econômica do plástico. A parte didática da capacitação de professores e estudantes conta com a parceria do instituto socioambiental Plastivida.

Para a secretária municipal da Educação, Marina Matiello, a educação ambiental e a sustentabilidade são assuntos pertinentes ao cotidiano e presentes nas escolas. “É preciso envolver nossos estudantes em ações que impactem positivamente a escola e o ambiente em que estão inseridos. O projeto oportuniza às nossas instituições a conscientização e a capacitação da comunidade escolar em relação à reciclagem do plástico, bem como sobre a importância desse material em suas vidas”, declara.

Silvana Bioto, gerente administrativa da Smed, explica que o sindicato procurou a Prefeitura de Caxias do Sul ainda em 2018. “Fizeram um teste piloto em Farroupilha. Como o projeto deu certo, nos procuraram novamente neste ano”, aponta. “Eu acredito nesse projeto porque, além dos professores, os estudantes também receberão formação na área de resíduos plásticos. É claro que o valor que as escolas receberão por quilo de plástico recolhido é interessante, mas o verdadeiro benefício ambiental está em conscientizar as crianças”, expõe.

De acordo com Monique Neckel Bueno, professora de anos iniciais da escola Vereador Marcial Pisoni, a atividade é diferenciada. “Além da questão educativa, saber o que acontece com esse plástico, que ele pode ser transformado, é importante para a criação de valores. Sou professora também em Farroupilha e posso afirmar que a ação engaja toda a comunidade. É muito bonito ver todas as crianças e famílias envolvidas”, aponta. Marijara Gobbi, coordenadora pedagógica da escola Catulo da Paixão Cearense, afirma que a instituição está feliz em fazer parte desse primeiro grupo. “O incentivo é muito importante porque nós já trabalhamos com a questão da sustentabilidade e da separação correta dos resíduos com os nossos estudantes e com a comunidade. O projeto vai, inclusive, valorizar o trabalho de pais que são recicladores”, complementa.

O lançamento do Plástico do Bem para a comunidade ocorre na próxima segunda-feira (15), a partir das 14h, na Escola Municipal Vereador Marcial Pisoni, no bairro Bela Vista.

Escolas participantes da 1ª etapa

Arnaldo Ballvê (bairro Santa Catarina)
Caldas Júnior (bairro Petrópolis)
Catulo da Paixão Cearense (bairro Panazzolo)
Engenheiro Mansueto Serafini (bairro Pôr-do-sol)
Giuseppe Garibaldi (bairro Cristo Redentor)
Governador Roberto Silveira (bairro Kayser)
Helen Keller (bairro Nossa Senhora de Lourdes)
Ítalo João Balen (bairro Cruzeiro)
Luiz Antunes (bairro Jardim América)
Vereador Marcial Pisoni (bairro Bela Vista)
Zélia Rodrigues Furtado (bairro Nossa Senhora do Rosário)
Sete de Setembro (bairro São Luiz da 6ª Légua)
Mário Quintana (bairro Diamantino)
José de Alencar (bairro São Victor Cohab)
Jardelino Ramos (bairro Presidente Vargas)