O município de Farroupilha figura mais uma vez entre as cidades do Rio Grande do Sul com os melhores índices na rede municipal de ensino no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os dados foram divulgados no incio desta semana pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com os números, o município tem média 7,2 nas séries inicias e 6 nas séries finais.
Os resultados no indicador, que leva em conta o desempenho de alunos em provas de português e matemática e a taxa de aprovação, são referentes a 2017. São três séries avaliadas: quinto ano (séries iniciais) e nono ano (séries finais) do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio.
Farroupilha tem a 5ª melhor média do estado nos anos iniciais e nos anos finais a 4ª melhor nota. A tendência de municípios pequenos destacarem-se vem se repetindo nas últimas avaliações, porém, Farroupilha é a única cidade com mais de 20 mil habitantes entre as cinco melhores do Estado.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Cruz foi a melhor colocada entre das escolas de Farroupilha, com média 8,4 nas séries iniciais e 7,6 nas séries finais. Além disso, em 2017 a instituição aparece entre as escolas públicas que mais avançaram nos indicadores do Ideb nos anos finais. A escola de Farroupilha subiu sua nota de 4,9, em 2007, para 7,6 (três pontos acima da média estadual, que foi de 4,6).
Sobre o Ideb:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática, da taxa de aprovação e da relação idade/série. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021.