Comportamento

Escolas Municipais de Farroupilha receberam melhorias para o retorno do ano letivo

Além das melhorias nas estruturas das escolas, como pintura e manutenção, professores e auxiliares de Educação Infantil foram contratados para completar o quadro de funcionários

ESCOLAS FARROUPILHA
Foto: Divulgação / Prefeitura de Farroupilha

O ano letivo de 2023 em Farroupilha teve início ontem (7), para as Escolas de Educação Infantil e no dia 13 iniciam também para as Escolas de Ensino Fundamental. Para atender as demandas dos estudantes do ensino público municipal, a Prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, realizou diversas melhorias em todas as escolas municipais.

De acordo com a titular da pasta, Luciana Zanfeliz, a Secretaria, em parceria com as direções das escolas, desde o final de 2022, iniciou o planejamento para receber os alunos em 2023, realizando reuniões com cada instituição, estudando o quadro de professores e funcionários, buscando atender e as necessidades de materiais, de melhoria na estrutura física, analisando todas as demandas, para melhor receber os estudantes.

Sobre as expectativas, ela falou que são muito boas para este ano letivo que se inicia, sobretudo após as melhorias realizadas:

“Temos uma expectativa muito positiva, depois de dois anos tão difíceis nós vamos começar o ano de 2023 com outros desafios, mas desafios positivos, justamente por focar na aprendizagem dos alunos. Nós tivemos várias melhorias nas estruturas das escolas, manutenção, troca de telhados, troca de piso, pinturas, troca da parte elétrica, adaptação para receber equipamentos”, destacou a secretária.

Luciana ressaltou que sempre que são realizadas essas melhorias, tudo é visando a melhoria no ensino dos alunos, atendendo bem os alunos, professores e servidores.

Em Farroupilha existem 22 escolas de ensino fundamental, cinco de ensino infantil e três de ensino integral. Uma antecipação neste ano foi feita para contratar professores suficientes, assim não tendo falta destes profissionais no quadro das escolas.

O ensino além da sala de aula também foi discutido, com investimentos em atividades pedagógicas para os alunos:

“É o nosso desejo, nossa vontade e nossa expectativa, investir bastante. Esporte e cultura andam juntos com a educação. Nós vamos investir fortemente nisso. Nós temos também nossa escola de música que atende aproximadamente entre 350 a 400 alunos, nas escolas esportivas atendem cerca de 500 alunos também em atividades de contraturno”.

Na questão das merendas, ela ressaltou que os alimentos já foram licitados uma boa parte e nas creches já estão servindo a merenda, este que ela considerou muito importante no dia a dia dos alunos.

No ensino fundamental do município, cerca de 7.000 alunos serão atendidos e 1800 alunos na etapa creche, destes 560 das escolas municipais e outras em escolas de convênio.