Comportamento

Escolas de ensino fundamental retomam aulas presenciais para 100% dos alunos em Caxias do Sul

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(Foto: Divulgação/ilustração)

Foram retomadas nesta terça-feira (16) as aulas 100% presenciais no ensino fundamental do município de Caxias do Sul. A data do retorno foi estipulada após publicação de decreto pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, na última sexta-feira, dia 12 de novembro.

A secretária da Educação do município, Sandra Negrini, afirmou que, das 83 escolas de ensino fundamental na cidade, 32 não conseguem atender 100% dos estudantes respeitando todos os protocolos sanitários, especialmente na questão do distanciamento.

“Dessas escolas varia de uma a oito turmas que terão que fazer o escalonamento para respeitar o distanciamento mínimo entre os estudantes. Então dessas 32 escolas, isso significa aproximadamente 95 turmas em toda a rede e isso resulta em mais ou menos 2.400 alunos que terão ainda que trabalhar na forma de escalonamento, desse universo de 32 mil alunos que nós temos no ensino fundamental”, explica.

De acordo com a titular da pasta, a maioria dos pais aceitou bem a questão da presencialidade, mas existem casos específicos onde os responsáveis estão optando por não mandar os filhos para a escola. Porém, a presencialidade não é mais uma opção. As escolas realizaram a notificação dessas famílias na última semana e realizarão novamente nos próximos dias.

“É bom lembrar exatamente para essas famílias que as escolas entraram em contato semana passada, estão entrando em contato novamente nessa semana, para aqueles alunos que estão faltando, que agora, a partir de uma nota técnica do ministério público, nós vamos começar a emitir a FICAI (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente). Então após as cinco faltas consecutivas, será emitida a FICAI e aí será encaminhado para o Conselho Tutelar”, ressalta.

Outra questão frisada pela secretária é a importância desse retorno presencial, mesmo que falte pouco tempo para acabar o ano letivo, pois o período possibilitará que os professores avaliem como foi o ensino das crianças durante o período de afastamento escolar, o que elas vivenciaram, quais são seus medos, suas necessidades, para que as escolas possam trabalhar com uma proposta pedagógica mais voltada às necessidades dos estudantes, inclusive organizando os alunos que participarão do projeto de recuperação de aprendizagem para o próximo ano.