
No dia 28 de maio comemora-se o Dia Mundial do Brincar. Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves promove até o dia 28 de maio, a Semana do Brincar, nas 21 escolas infantis da Rede Municipal de Ensino. A ação vai contemplar 2.683 alunos a qual teve início na segunda-feira (24), na EMI Luz do Amanhã. Na ocasião, o mágico Mateus Di Macedo realizou sua apresentação com a ajuda dos pequenos do educandário.
Mágica, culinária, contações de histórias, cabelo maluco, exercícios físicos, massinha de modelar, brinquedos, entre outras ideias e brincadeiras, proporcionam um universo de abertura à aprendizagem, ao autoconhecimento e às relações sociais.
A diretora da EMI Luz do Amanhã, Ângela Bissolotti, afirma que “o brincar também envolve o corpo, a imaginação e as emoções que são despertadas naquele momento. Dessa forma, podemos dizer que o brincar possibilita à criança ter um papel ativo, de participação direta, onde ela estabelece os seus primeiros contatos de experiências sociais”. Ainda, Ângela diz que “as atividades da rotina seja voltada ao brincar, ter uma data é muito importante, pois enaltece as crianças em suas vivências”.
A coordenadora da Educação Infantil da SMED, Fernanda Nardini Tecchio, ressalta o caráter lúdico do brincar: “as brincadeiras são essenciais para esta fase da aprendizagem da criança. As vivências e experiências que surgem na brincadeira possibilitam momentos de faz de conta, de imaginação, de criatividade e de inúmeras construções e aprendizagens. Brincar é um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular. Além de ser assegurado por lei, a brincadeira e essencial na construção de significados e no desenvolvimento global da criança”.
A secretária da pasta, Adriane Zorzi, coloca que “o brincar é inerente ao ser humano. Sabemos da importância do brincar na infância, principalmente na Educação Infantil, o momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança, através dele a criança aprende, experimenta o mundo, desenvolve sua autonomia.”