Comportamento

Escolas da rede pública de Bento Gonçalves recebem projeto com videoaulas gratuitas de música

Escolas da rede pública de Bento Gonçalves recebem projeto com videoaulas gratuitas de música

Representantes de 23 escolas municipais de ensino fundamental de Bento Gonçalves estiveram na Fundação Casa das Artes nesta semana para conhecerem o projeto “Elixir INC. Masterclasses de Música nas Escolas | Democratiza Cultura”. Na ocasião estavam sendo feitas as gravações das aulas que serão disponibilizadas às instituições de ensino. Nesta primeira etapa do projeto, foram gravados conteúdos das apresentações no formato masterclasses, ministradas pela banda Elixir INC. e profissionais do setor cultural. As videoaulas também contarão com um professor de cada uma das escolas participantes.

A Elixir INC. é uma banda de rock formada em 2001 em Bento Gonçalves. Atualmente é uma das bandas mais importantes de rock do país, com uma carreira nacional e internacional. A formação atual da banda é composta por Vinnie Cusin na voz e guitarra, Giovas na guitarra, Bruno Neves na bateria, Marcos de Toni nos teclados e Ander no baixo. Nas aulas, os músicos gravaram canções do folclore italiano mescladas com músicas autorais da banda.

A partir da iniciativa, que tem como base a economia cultural, os alunos conhecerão as diversas possibilidades de se ingressar nos setores e segmentos da área da música. Conforme Kyiko Martinns, coordenador geral do projeto, a intenção é movimentar a cultura do Estado. “O talento de estudantes poderá passar a ser reconhecido, trazendo a possibilidade futura de atuarem no campo profissional por mérito e pela produção de sua música, impulsionando a geração de renda, à sustentabilidade do bem cultural e a formação de mercados para a cultura”, explica.

Após a produção e edição de todas as videoaulas, com conteúdos e imagens exclusivas sobre música, empreendedorismo e economia criativa, a partir do dia 18 de outubro acontece a fase de execução final do projeto, onde cada escola fará a exibição para seus alunos. Ao todo, mais de 10 mil alunos da rede pública serão impactados. O conteúdo audiovisual será disponibilizado gratuitamente nas plataformas digitais do projeto.

Imagem: Patrícia Larentis / Grupo RSCOM
Imagem: Patrícia Larentis / Grupo RSCOM