Caxias do Sul

Escola pública ensaia durante a greve e é premiada em concurso de dança

Escola pública ensaia durante a greve e é premiada em concurso de dança

Em meio a greve dos professores da rede estadual de ensino, que continua com a adesão de mais 40 escolas em Caxias do Sul, um fato diferente marcou o cotidiano de estudantes de uma instituição do bairro Fátima nesta semana. A Escola Estadual Raquel Grazziotin foi premiada na 15ª edição do concurso Sul em Dança, realizado no Teatro Sesi em Porto Alegre.

A proposta de participar da competição surgiu nas aulas de Arte, através do professor Elvis Alexsandro Barbieri, 26 anos. O docente, que é bailarino há 10 anos, pensou na atividade com o objetivo de compartilhar com seus alunos a sensação de estar no palco.

Os estudantes ensaiaram no período da disciplina, com duração de 1h por semana. “Nossa escola não possui quadra própria, a que usamos é alugada. Ensaiávamos no pátio de concreto a céu aberto e quando chovia, no saguão da escola, que é bem pequeno”, conta o docente.

Porém, a escola entrou em greve e os ensaios foram interrompidos. Para não deixar a oportunidade passar e o trabalho realizado com os estudantes ir por água a baixo, o professor retomou a atividade com o estudantes mesmo com a paralisação. “Não bati o ponto e combinei um horário com os alunos para ensaiar fora da escola. Valeu muito a pena. Quando eles saíram do palco dava pra ver no rosto deles a expressão de felicidade”, ressalta Elvis.

As duas coreografias apresentadas pelo grupo, denominado Grupo Experimental de Dança da Escola Rachel Grazziotin, foram premiadas. Tétrico, ficou em 3° lugar e Hecatombe conquistou a medalha de prata. Após a premiação, os alunos externaram sua felicidade ao professor. “Como era a primeira vez, eu falei para eles não criarem muitas expectativas, que íamos lá para aprender e curtir o momento, e se viesse um prêmio, seria só uma consequência e não o resultado. Mas quando saiu o resultado, eles ficaram tão contentes e emocionados que encheram meu celular de mensagens. Fiquei com muito orgulho deles”, conta o Elvis.

É o primeiro ano que os alunos da escola publica participam de um concurso de dança fora da cidade. Ao todo, 56 alunos do 2º ano do ensino médio se apresentaram em Porto Alegre, e para ir até a capital, a escola custeou o valor do transporte e duas alunas ajudaram na confecção dos figurinos.

Ao todo, 56 alunos do 2º ano do ensino médio se apresentaram na capital (Foto: Escola Raquel Grazziotin/Divulgação)