
Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller celebra os 59 anos da instituição nesta quinta-feira (22). Para comemorar, os 40 estudantes, da educação infantil até o 9º ano, e professores prestaram homenagens à escola nos períodos da manhã e tarde.
Pela manhã, um espaço para apresentação de teatro foi montado e todos foram à frente para contar sua história, dando seu depoimento de como era antes de entrar na Helen Keller e o que mudou depois com a vivência na instituição.
“A Helen Keller é uma escola maravilhosa. Aqui a gente tem muita comunicação entre os surdos. Temos a cultura surda, é o nosso espaço de ser surdo e eu fico feliz de estar aqui. A gente enquanto surdo consegue aprender por conta da metodologia. Aprendemos a escrever e todos os conteúdos, inclusive Língua Portuguesa. Eu agradeço a escola Helen Keller por todo esse aprendizado”, comenta Jaluse da Silva Braga, estudante do 9º ano.
Após os depoimentos, chegou o momento do parabéns. Todos se reuniram em torno de um grande bolo e celebraram a data querida da escola. Para a coordenadora administrativa pedagógica, Natacha Perazzolo, a primeira pessoa surda a assumir a função na escola, o aniversário é muito emocionante porque representa um movimento surdo importante.
“Eu estou muito emocionada, porque é uma marca histórica na educação de surdos em Caxias do Sul. A escola iniciou somente com sete alunos e a educação de surdos foi sendo transformada, desde o período da oralização para esse momento agora em que usamos a língua de sinais. A escola Helen Keller tem um valor muito importante para os surdos, porque a educação é através das Libras. Aqui temos as mesmas disciplinas que as outras escolas, a única diferença é que aqui dentro respeitamos a língua de sinais”, afirma.
Fotos: Carolina Canton/Divulgação