Caxias do Sul

Escola Especial Helen Keller, em Caxias, comemora aniversário de 59 anos

Escola Especial Helen Keller, em Caxias, comemora aniversário de 59 anos


Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller celebra os 59 anos da instituição nesta quinta-feira (22). Para comemorar, os 40 estudantes, da educação infantil até o 9º ano, e professores prestaram homenagens à escola nos períodos da manhã e tarde.

Pela manhã, um espaço para apresentação de teatro foi montado e todos foram à frente para contar sua história, dando seu depoimento de como era antes de entrar na Helen Keller e o que mudou depois com a vivência na instituição.

“A Helen Keller é uma escola maravilhosa. Aqui a gente tem muita comunicação entre os surdos. Temos a cultura surda, é o nosso espaço de ser surdo e eu fico feliz de estar aqui. A gente enquanto surdo consegue aprender por conta da metodologia. Aprendemos a escrever e todos os conteúdos, inclusive Língua Portuguesa. Eu agradeço a escola Helen Keller por todo esse aprendizado”, comenta Jaluse da Silva Braga, estudante do 9º ano.

Após os depoimentos, chegou o momento do parabéns. Todos se reuniram em torno de um grande bolo e celebraram a data querida da escola. Para a coordenadora administrativa pedagógica, Natacha Perazzolo, a primeira pessoa surda a assumir a função na escola, o aniversário é muito emocionante porque representa um movimento surdo importante.

“Eu estou muito emocionada, porque é uma marca histórica na educação de surdos em Caxias do Sul. A escola iniciou somente com sete alunos e a educação de surdos foi sendo transformada, desde o período da oralização para esse momento agora em que usamos a língua de sinais. A escola Helen Keller tem um valor muito importante para os surdos, porque a educação é através das Libras. Aqui temos as mesmas disciplinas que as outras escolas, a única diferença é que aqui dentro respeitamos a língua de sinais”, afirma.

Fotos: Carolina Canton/Divulgação