Caxias do Sul

Escola de Educação Infantil é inaugurada no Campos da Serra, em Caxias do Sul

Nova unidade de ensino do Município já opera com capacidade de atendimento em turno integral para aproximadamente 100 crianças de zero a três anos

Escola de Educação Infantil é inaugurada no Campos da Serra, em Caxias do Sul
Fotos: Samuel Maciel

A semana começou com demanda atendida para a comunidade do Loteamento Campos da Serra. Na manhã desta segunda-feira (28), foi oficialmente entregue à população a Escola de Educação Infantil (EEI) Suzel Serafini. A nova unidade de ensino ficará totalmente dedicada ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos, priorizando a faixa etária considerada mais importante para a formação humana. As cerca de 100 vagas já começaram a ser ocupadas gradativamente e serão preenchidas por completo a partir do início do ano letivo de 2023.

“É a escola com o melhor e mais moderno projeto de Caxias do Sul, o que valoriza de maneira significativa uma importante comunidade do nosso município”, declarou o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico.

O atendimento do pleito de longa data da população foi celebrado no pronunciamento da presidente da Associação dos Moradores de Bairro (AMOB) local:

“É uma luta de longo tempo. Agradecemos ao prefeito e a todos que puderam colaborar de alguma forma para a realização deste sonho”, destacou a líder Luciana Dias Marques.

Para a secretária Municipal de Educação, Sandra Negrini, a escola contribui para que a comunidade desenvolva seu senso de identidade e se sinta valorizada. E agora adquire papel fundamental como parceira no cuidado, na manutenção e na preservação do novo patrimônio conquistado.

“Inaugurar uma escola, de qualquer etapa da educação, é sempre uma alegria. Demonstra nossa preocupação com o eixo civilizatório. A educação básica tem como grande pilar, o cuidado. E a escola é onde se aprende a tolerância, o direito à diversidade, e o respeito às divergências. De zero a três anos, é a fase da criança em que mais podemos fazer a diferença. Por isso, esta escola se torna uma referência como lugar de cuidado, educação e acolhimento”, afirmou a secretaria municipal de Educação do Rio Grande do Sul.

Homenagem a liderança comunitária

A denominação homenageia a falecida primeira-dama Suzel Serafini, de intensa atuação comunitária durante os mandatos do então prefeito Mansueto de Castro Serafini Filho – que, ao lado do filho Márcio e dos netos Arthur e Luíza, prestigiou a solenidade.

“Suzel teve um trabalho brilhante como primeira-dama. Criou cursos, clubes de mães e teve uma atuação que marcou época. É excelente que a homenagem a ela ocorra na forma de uma escola, porque representa toda a preocupação com o futuro”, manifestou o ex-chefe do Executivo, de 1977 a 1982 e de 1989 a 1992.

Com investimento público de aproximadamente R$ 2 milhões, a administração municipal entregou à comunidade um complexo de 775m2 com duas salas para berçários e três para maternal. O projeto segue padrão do governo federal e contempla ainda cozinha, refeitório, sala de amamentação, parquinho, sala de professores, administrativo, lactário, lavanderia, jardim, sala multiuso e solários.

“Caxias do Sul tinha uma dívida de gratidão com Suzel Serafini, que se dedicava integralmente à comunidade. Fez muito pelas pessoas mais humildes. E retribuímos agora, com uma obra que será perene e de grande importância para a população”, conclui o prefeito Adiló Didomenico.

A obra teve execução da empresa Earqui Serviços de Arquitetura e Construções, vencedora da licitação. E a gestão será compartilhada com o Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren.

O ato de inauguração da nova Escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino ainda foi prestigiado pela vice-prefeita Paula Ioris, os secretários municipais de Habitação, Carlos Giovani Fontana, e de Urbanismo, João Uez e os vereadores Renato Oliveira (representando a Câmara Municipal), Elisandro Fiuza, Estela Balardin, Maurício Scalco e Velocino Uez.

Também estiveram presentes o deputado estadual Neri O Carteiro, o presidente da União das Associações de Bairro (UAB) Valdir Walter, o presidente do Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren, João Batista Monteiro, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Alvoni Adão Prux dos Passos e o ex-prefeito Flávio Cassina.