A ERS-448 estará totalmente bloqueada no km 39, em Nova Roma do Sul, na Serra, a partir de sexta-feira (22). A interdição do trânsito ocorre em razão da construção de dois bueiros sob a rodovia. A obra, do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), não pode ser realizada com o tráfego liberado. O trânsito será normalizado no dia 26, a partir das 16h.
O bloqueio interrompe o escoamento da produção de uva da cidade. Os condutores precisam utilizar a ERS-437, até Antônio Prado e despois a ERS-122, até Flores da Cunha. Há ainda a opção de uma estrada secundária passando pelo interior de Pinto Bandeira. Porém, ela é um trecho de estrada de chão, com o eixo estreito e curvas fechadas.
“Com o trânsito liberado, o local não apresenta condições de segurança para os trabalhadores realizarem as atividades, nem para os condutores, porque de um lado há a encosta e do outro, o desfiladeiro. Os bloqueios totais serão necessários, ainda, devido à impossibilidade de se fazer um desvio na estrada”, explica o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino.
O aterro do km 39 da ERS-448 está sendo recomposto devido a um deslizamento em junho do ano passado. A etapa que está iniciando corresponde à implantação dos dispositivos de drenagem da pista, que são necessários para a posterior construção do pavimento.
A expectativa é de que as obras emergenciais sejam concluídas ainda neste trimestre. Elas estão sob responsabilidade da empresa Rota Terraplenagem e Pavimentação Ltda. e têm custo de R$ 1,8 milhão.