Em visita na manhã desta segunda-feira (22) à UBS Centenário, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB) solicitou aos técnicos do município nova avaliação do prédio, que foi interditado devido a rachaduras e risco geológico do terreno, agravados pelas chuvas intensas de maio. O engenheiro Reinaldo Toscan Neto, diretor de projetos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que também acompanhou a visita como integrantes da Defesa Civil municipal e secretários da Saúde, Segurança e de Obras, irá reunir os técnicos para fazer novo levantamento de riscos e possível reabertura da unidade para o atendimento ao público. O novo estudo deve estar concluído ainda esta semana.
“Nessa vistoria analisamos as questões das rachaduras presentes na edificação e vai ser feito avaliação por outros técnicos para conseguirmos ver se existe a possibilidade de reabertura da UBS. Obviamente fazer algumas análises em relação ao terrenos por ser em região de aterro. Fazendo essa semana para dar um retorno na sequência quanto a abertura”, afirma Toscan.
Após o anúncio de fechamento definitivo da UBS Centenário, várias reuniões foram realizadas pela Secretaria da Saúde na comunidade para informar sobre os atendimentos e as condições do prédio que foi adaptado há alguns anos para receber a unidade de saúde. Os pacientes foram atendidos, num primeiro momento, com suporte do ônibus da Cruz Vermelha. Agora estão sendo atendidos nas UBSs da Zona Norte (Fátima Baixo, Santa Fé, Belo Horizonte e Vila Ipê). Posteriormente, também poderão buscar atendimento na UBS Parque Oásis, com previsão de reinauguração nas próximas semanas, e mais adiante na UBS Caminhos do Meio, que ficará no Loteamento Victório Trez, o que já era uma demanda solicitada pela comunidade e está em fase de final de atualização de orçamentos para posteriormente ser lançada a licitação.