Na última quarta-feira (8), a equipe do 3º Batalhão Ambiental (3ºBABM) da Brigada Militar de Bento Gonçalves, realizou o resgate de uma Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), na cidade de Carlos Barbosa. O resgate aconteceu após um morador da cidade acionar a equipe do 3ºBABM, informando que uma coruja estava caída no pátio de sua residência.
Os policiais militares agiram com cautela e conseguiram recuperar a ave, encaminhando-a para os cuidados de um biólogo. O profissional ficará responsável pela coruja, como fiel depositário até que ela esteja em condições de ser solta na natureza.
Coruja-buraqueira
A coruja-buraqueira é uma espécie frequentemente encontrada em centros urbanos e, infelizmente, também é uma vítima comum de ações humanas. Com uma distribuição que abrange praticamente toda a América, desde o Canadá até a Terra do Fogo, no extremo Sul, a buraqueira se diferencia de outras espécies de corujas por ter hábitos diurnos.
A sua audição apurada e a capacidade de girar o pescoço a 270º aumentam o campo visual e facilitam a caça. Sua dieta é composta principalmente por insetos, roedores, répteis, anfíbios e pequenos mamíferos. Uma curiosidade interessante sobre a coruja-buraqueira é a sua monogamia. Durante a época de reprodução, que ocorre entre março e abril, enquanto a fêmea coloca os ovos, o macho providencia a alimentação. Além disso, quando os filhotes estão no ninho, eles são cuidados pelo macho.
Embora ainda seja considerada comum na América do Sul, a coruja-buraqueira está em declínio em algumas regiões do hemisfério Norte. É importante lembrar da importância da preservação da espécie e do seu habitat natural.