O equipamento Torre Parede, que faz parte da academia interativa do Parque dos Macaquinhos em Caxias do Sul, foi vandalizado na segunda-feira (14). O aparelho, que tem um custo aproximado de R$4,5 mil, foi doado por uma empresa de Passo Fundo, e seria entregue para a comunidade caxiense na segunda quinzena de agosto juntamente com outras melhorias no espaço.
De acordo com a prefeitura de Caxias, o equipamento depredado seria destinado à prática de calistenia (método que utiliza o peso do próprio corpo para trabalhar resistência e força, durante o treinamento físico). O aparelho já foi encaminhado à empresa doadora para conserto, e deverá ser entregue até a próxima semana.
O secretário do Esporte e Lazer, Gabriel Citton, reforçou a importância do auxílio da população para evitar atos de vandalismo. “Assim a comunidade poderá usufruir da boa infraestrutura de esporte e lazer que temos na cidade”, finalizou.
A prefeitura ainda destacou que, caso a comunidade verifique depredações em espaços públicos, como parques e praças, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Municipal.
Projeto de acessibilidade no parque
A estrutura conta, no total, com nove equipamentos de exercícios físicos, destinados ao público em geral, que também poderão ser utilizados por pessoas cadeirantes, com nanismo, deficiência visual e idosos. O espaço conta com uma placa que possui QR Code, onde os usuários terão acesso aos vídeos com instruções para utilização dos aparelhos. O investimento é de R$ 50 mil por parte da empresa.