Comportamento

Entidades se juntam em missão humanitária para auxiliar afetados pela chuva em Muçum

48 pessoas se dirigiram a um dos municípios mais afetados pela chuva

MUÇUM
Foto: Divulgação


Na manhã deste sábado (9), mais um capítulo do exemplo de humanidade e ajuda ao próximo ocorreu por parte dos voluntários do Instituto Amar ao Próximo, Amob Cidade Industrial e a Força Auxiliar dos Bombeiros Voluntários da Rota do Sol, onde 48 pessoas se dirigiram até Muçum em uma missão humanitária.

Por volta das 5h eles saíram do município de Caxias do Sul. Organizaram a ação Ricardo Mattos (Presidente do Instituto Amar ao Próximo), Joel Troni (Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários da Rota do Sol), Bruno Amaral (Comandante Adjunto) e Marselli Salmin (Presidente Amob Cidade Industrial).

O trabalho vai se concentrar em ajudar os desabrigados os auxiliando, além de realizar salvamentos, fazer buscas por desaparecidos, ajudar na limpeza de casas, entre outras necessidades.

As chuvas que atingiram o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias devastaram diversas cidades, e Muçum também foi bastante afetada. 15 mortes já foram confirmadas. 13 vítimas foram identificadas oficialmente. Ao todo, mais de quatro mil pessoas foram afetadas, quase 90% da população. 30 pessoas estão desaparecidas no município.

Leia também: Bombeiros de Farroupilha e Bento Gonçalves se unem para ajudar na limpeza de casas em Santa Tereza

Na última quinta-feira (7), os Bombeiros Militares de Farroupilha, juntamente com Civis Auxiliares de Bombeiros (CABS), e uma turma de alunos da corporação de Bento Gonçalves se dirigiram até Santa Tereza para ajudar com a limpeza de algumas casas e ruas do município, amplamente afetado por conta das chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias.

Ao todo, oito pessoas saíram às 6h em direção ao município, e retornaram às 20h30. Um caminhão dos Bombeiros também esteve presente na ação. A prioridade era de remover a grande quantidade de barro que adentrou nas casas, facilitando a limpeza dos moradores posteriormente.

Este tipo de trabalho conta com a utilização de pás e enxadas, para depois utilizar o esguicho, lavando o que for possível após a retirada do material mais denso.