Caxias do Sul

Entidades lançam mobilização em defesa da Codeca em Caxias do Sul

Entidades lançam mobilização em defesa da Codeca em Caxias do Sul

Entidades sindicais e a Frente Parlamentar em Defesa da Codeca, da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, lançaram nesta segunda-feira (12) uma mobilização em defesa da gestão pública da empresa. O encontro teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para a importância da Codeca, que atualmente emprega mais de 1,2 mil pessoas.

A mobilização tem como objetivo reverter a situação financeira delicada pela qual a empresa de economia mista passa. Em 2017, a companhia fechou com déficit de R$ 7,6 milhões. De acordo com o vereador Adiló Didomenico (PTB), Caxias é a única cidade brasileira com mais de dez mil habitantes que possui a gestão do próprio lixo, a partir da Codeca. “Essa empresa pública representa uma resistência à chamada máfia do lixo”, argumentou.

(Foto: Fábio Rausch/Divulgação)

O vereador ainda afirmou que a Codeca garante a estabilidade da construção civil, por meio de preços e qualidade no serviço prestado, tanto na coleta mecanizada e na proteção de aterros sanitários quanto na execução de obras públicas. Ex-diretor-presidente da companhia, o vereador lamentou a atual precariedade de alguns serviços, como a limpeza de contêineres.

O encontro na manhã desta segunda-feira foi conduzido pelo ex-vereador Henrique Silva, que atualmente é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza e Conservação (Sindilimp). Também participaram do ato representantes do Sindicato dos Rodoviários e do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário.