Comportamento

Entidades e Polícia dão dicas de cuidados com o alto movimento no centro das cidades da Serra

Período é marcado por movimentação no comércio para a troca de produtos (Foto: Gabriel Pfeifer / Grupo RSCOM)
Período é marcado por movimentação no comércio para a troca de produtos (Foto: Gabriel Pfeifer / Grupo RSCOM)

A primeira semana de janeiro de 2021 é marcada por uma significativa movimentação no comércio. Afinal, o período ainda é voltado para trocas de presentes do natal, sejam elas ocasionadas por preferência pessoal, tamanho, dentre outras situações.

Mas em meio a pandemia, é preciso redobrar os cuidados neste processo, visto que com as devoluções, produtos acabam sendo experimentados por um maior número de pessoas e retornam ao estoque, aumentando assim a exposição e as chances de contaminação pela Covid-19.

O presidente do Sindilojas Regional de Bento Gonçalves, Daniel Amadio, mencionou algumas dicas de como a entidade tem orientado os lojistas, para que as trocas sejam feitas de uma forma segura e dentro das normas de assepsia e sanitárias.

Com as trocas, os produtos apresentam um fluxo maior de entrada e saída das lojas e sendo assim, acabam ficando mais expostos a um possível contato com o vírus.

“Além do uso obrigatório de álcool gel e máscaras para o contato com o cliente e normas como manter o ambiente higienizado, neste processo de trocas orientamos os lojistas para que tenham um cuidado redobrado com os produtos que retornam ao estoque em meio a troca. Sempre que receber o produto, este deve passar por uma higienização em caso de calçados. Se for de vestuário, a orientação é o uso de vaporizador da temperatura. São as dicas que a gente orienta para que o cliente não receba uma mercadoria contaminada e também para que o colaborador não fique exposto ao manusear a mesma. As medidas reforçam a segurança sanitária que o comércio tem adotado deste as restrições impostas pela pandemia”, ressaltou Amadio

Já o comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar que tem sede em Farroupilha, Major Juliano Amaral, comentou sobre os cuidados com a segurança. Ele disse que mesmo com o término da Operação Papai Noel, ainda há muita circulação de pessoas e de valores pelas ruas.

Amaral diz que as pessoas precisam ter cuidados com a sua postura pessoas e com os bem que carregam junto. Ele trouxe orientações de como a população deve agir.

“Trabalhem a sua prevenção. Se for para as ruas levem apenas o dinheiro necessário para a compra ou pagamento de suas contas. Saiam apenas com um cartão e não com todos. É muito importante ter cuidados com a senhas. Se cada pessoa fizer a sua parte, ela também estará auxiliando a Brigada Militar no combate a criminalidade”, disse.

O major lembrou que qualquer informação, denúncia ou relato de ocorrências devem ser feitas ao policiais que patrulham as ruas ou através do 190.

Reportagem: Gabriel Pfeifer e Cristiano Lemos