A CDL Caxias comemora a manutenção da classificação da bandeira laranja na Serra Gaúcha, que permite o funcionamento do chamado varejo não essencial com 50% de funcionários.
De acordo com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a oferta no número de leitos disponíveis – são 80 unidades – foi o fator determinante para a manutenção da bandeira laranja.
A classificação permite, ainda, o funcionamento de concessionárias, postos de combustíveis, atacados e shoppings com metade das equipes. Supermercados e comércio de produtos essenciais podem funcionar com 75% dos colaboradores, com exceção de lojas em shoppings e centros comerciais, que devem operar com 50% da capacidade.
O presidente da CDL Caxias, Renato S. Corso, enfatiza que a reversão da classificação permite um fôlego para as empresas continuarem abertas, mas que é preciso redobrar os cuidados para que não ocorram novas restrições.
“Essas indefinições são prejudiciais para a nossa economia, mas devemos focar na manutenção de todos os cuidados que temos adotado, agindo com responsabilidade”, resume.
Sindilojas reforça cuidados
Representante legal do comércio, o Sindilojas Caxias lembra os comerciantes sobre a importância de manter os cuidados nos estabelecimentos, observando os protocolos de saúde estabelecidos pela OMS: “Conservar o ambiente da loja arejado e limpo com os cuidados para manter o coronavírus afastado com uso de máscara, procedendo com a limpeza de produtos é essencial para que possamos nos manter na bandeira laranja”, argumenta Idalice Manchini, presidente do Sindilojas Caxias. Para ela, com os dias frios, é preciso intensificar os cuidados para proteger a saúde, prevenindo síndromes gripais e ambientes que propiciem aglomeração de pessoas, optando também pelos serviços on-line.
Para que os clientes respeitem as regras para as provas de roupas, o Sindilojas Caxias está distribuindo cartazes com orientações para que os comerciantes possam colocar nos provadores, que podem ser retirados na sede da entidade.