Entidades ligadas ao comércio de Farroupilha estão promovendo uma carreata pacifica em que pedem a reabertura do comércio local nesta sexta-feira (12). A ação é promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindilojas, Sindigeneros e a Câmara da Industria, Comércio, Serviços e Agronegócios (CICS), com o apoio dos shoppings de atacado de Farroupilha.
A carreta terá início às 15h, com a concentração no Largo Carlos Fetter e irá percorrer as ruas centrais da cidade com um trajeto já definido pelos organizadores.
O presidente da CDL de Farroupilha, Juliano Tofolo, comentou que a intenção é alertar as autoridades de saúde que o comércio não é o culpado pelo colapso na rede hospitalar. Em tom de desabafo, ele disse que os lojistas sempre tomaram cuidado par evitar a contaminação em seus locais de trabalho.
“Primeiro dizer que estamos chegando ao limite, ao limite da paciência, ao limite do descaso com o nosso comércio, com tudo que vem acontecendo. Nós precisamos nos mobilizar, nós precisamos nos mexer, porque não se aguenta mais toda essa palhaçada que vem ocorrendo. Isso todo mundo está percebendo, todo mundo tá vendo o que que tá acontecendo ao nosso redor, todo mundo tá enxergando. A gente quer preservar a saúde das pessoas e o comércio sempre foi o o que adotou os protocolos mais restritivos possíveis, sempre atendeu bem aos seus clientes, não é culpa do comércio”, disse.
Tofolo também relata que todo o comércio é essencial, gera empregos e renda, e que sempre esteve com suas obrigações em dia.
Durante a carreta, os participantes são orientados a usarem faixas pretas em seus veículos ou cartazes com dizeres como “trabalhador não é criminoso“, “Meu trabalho é essencial para a minha família” e “não a aglomeração, sim ao trabalho“. O uso da máscara é obrigatório para todos.