Custo de Vida

Entidades de Farroupilha divergem sobre abertura do comércio

Entidades de Farroupilha divergem sobre abertura do comércio Entidades de Farroupilha divergem sobre abertura do comércio Entidades de Farroupilha divergem sobre abertura do comércio Entidades de Farroupilha divergem sobre abertura do comércio
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM

Após a decisão em uma reunião na manhã desta segunda-feira (15), no Salão Nobre da prefeitura de Farroupilha, de que as entidades seriam as responsáveis por orientar os lojistas do município sobre abrir ou não seus estabelecimentos após o anúncio, por parte do Governo Estadual de por a Serra na bandeira vermelha do plano de Distanciamento Controlado, há uma divergência nas orientações por parte dos representantes farroupilhenses.

Conforme o presidente do Sindilojas, Sérgio Rossi, a entidade tem orientado os lojistas a seguir o Decreto Municipal que está em vigor, já que este não foi revogado. O plano prevê a abertura do comércio, seguindo todos os protocolos de saúde com número reduzido de cliente, uso obrigatório da máscara de proteção e uso do álcool gel.

Rossi salienta, porém, que isso pode mudar caso o Governador Eduardo Leite não aceite o documento elaborado nesta manhã e assinado por 10 entidades, pedido a revogação da bandeira vermelha na cidade.

Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Juliano Tofollo, diz que a orientação é para que o comércio siga o Decreto Estadual, ou seja, para que não haja a abertura durante o período que a bandeira vermelha vigorar na cidade. Tofollo diz que essa é a orientação, mas que a decisão de abrir, por conta e risco, é do próprio lojista.

A Câmara da Industria, Comércio, Serviços e Agronegócios (Cics) deve divulgar uma nota nas próximas horas com as orientações aos seus associados.

A prefeitura, em nota emitida na noite do domingo (14), diz que o prefeito não irá editar novo decreto, passando a vigorar a partir desta segunda, a orientação de cumprimento do decreto estadual.

Pela manhã, a reportagem do Grupo RSCOM esteve pelas ruas centrais de Farroupilha e constatou que praticamente todo o comércio da cidade funcionava normalmente.

Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM
Foto: Cristiano Lemos/Grupo RSCOM