Comportamento

Entenda como funciona um corredor humanitário e quais os desafios para implementá-lo

O corredor humanitário é uma passagem de alimentos, remédios e itens básicos. A cada nova guerra que eclode, mobilizações pedem a criação

Entenda como funciona um corredor humanitário e quais os desafios para implementá-lo
Foto: Reprodução/ Redes Sociais


Toda vez que uma guerra acontece, fala-se imediatamente na criação de um corredor humanitário para que a ajuda possa chegar a civis afetados direta ou indiretamente pelo conflito.

A cada nova guerra que eclode, mobilizações da ONU (Organização das Nações Unidas), Cruz Vermelha, OMS (Organização Mundial da Saúde), MSF (Médicos Sem Fronteiras) e países não envolvidos no conflito pedem a criação dos corredores e ajudam, de alguma forma, a viabilizar a ajuda humanitária.

O corredor humanitário é uma passagem de alimentos, remédios e itens básicos. O ICRC (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) considera a necessidade de montar um corredor humanitário a partir do momento em que civis estejam sem acesso aos itens básicos de sobrevivência (comida, água e remédios) e que o DIH (Direito Internacional Humanitário) deve ser seguido.

O primeiro corredor humanitário comandado pelo ICRC foi em 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. Pelo menos 15 caminhões foram usados para retirar mulheres, crianças e idosos de Madri, capital da Espanha, levando o grupo para Valência.

A ONU tem várias formas de ajuda humanitária, como o Programa para Alimentação Mundial.

Fonte: Jornal O Sul