Bento Gonçalves

Enólogos convocados pela ABE iniciaram em Bento Gonçalves a análise sensorial da Safra 2021

São 411 amostras inscritas de 53 vinícolas brasileiras

Enólogos convocados pela ABE iniciaram em Bento Gonçalves a análise sensorial da Safra 2021

A representatividade da Safra 2021 começou a ser avaliada na manhã desta terça-feira em Bento Gonçalves. Depois de um grupo de 13 enólogos da Associação Brasileira de Enologia (ABE) terem percorrido os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, para coletar as 411 amostras inscritas por 53 vinícolas, agora chegou a hora da análise sensorial, de 14 a 17 de setembro, no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Nesses quatro dias, a degustação de seleção será feita por 72 enólogos convocados pela entidade.

Divididos em oito grupos, os enólogos farão a análise sensorial seguindo normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), mais importante instituição do setor no mundo. “Tivemos amostras que percorreram mais de 3 mil quilômetros até chegar a Bento Gonçalves, num minucioso trabalho de coleta que segue um rígido processo com garrafas sem rótulo, vedadas com rolha no local e embaladas em uma caixa padrão da ABE”, destaca o presidente da ABE, enólogo André Gasperin.

Considerada a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, a Avaliação Nacional de Vinhos deste ano seguirá o formato on-line lançado em 2020, na Safra das Safras. O evento será realizado no 06 de novembro, com transmissão ao vivo pelo Facebook, Instagram e Youtube da ABE.

Imagem: Jeferson Soldi
Imagem: Jeferson Soldi