Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O segundo dia do Enem 2025 será aplicado neste domingo (16) em 1.805 municípios do país. Os candidatos responderão 90 questões de múltipla escolha: 45 de matemática e 45 de ciências da natureza. No primeiro dia, 27% dos mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados não compareceram, mas ainda podem participar da etapa deste domingo. Candidatos impedidos de fazer a prova por problemas logísticos, como desastres naturais, terão reaplicação nos dias 16 e 17 de dezembro.

Esteja atento aos horários!

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova terá duração de 5 horas, com término às 18h30 — meia hora antes do horário do primeiro domingo. Quem tem tempo adicional aprovado fará o exame até 19h30, e os usuários de videoprova em Libras poderão concluir até 20h30. O Inep não permite prorrogação do tempo para preenchimento do cartão-resposta.

O que pode levar para prova?

O candidato deve levar documento oficial com foto, físico ou digital, acessado pelos aplicativos oficiais. Prints e fotos não são aceitos. A prova deve ser preenchida com caneta preta transparente. Itens pessoais, eletrônicos, materiais de papelaria e acessórios como boné e óculos escuros devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos. Lanches e medicamentos são permitidos, desde que vistoriados.

É proibido portar armas (salvo exceções legais), consumir bebidas alcoólicas, fumar ou usar dispositivos eletrônicos durante a aplicação.

Outros Cuidados

O candidato será eliminado se se comunicar com outras pessoas após as 13h. Para usar o banheiro, será acompanhado por fiscal e passará por nova identificação ao retornar.

O caderno de questões só pode ser levado nos últimos 30 minutos da prova, às 18h30. O cartão-resposta não pode ser retirado em nenhuma circunstância.

COP 30

Participantes de Belém, Ananindeua e Marituba farão o Enem em datas diferentes, devido à COP30, com provas previstas para 30 de novembro e 7 de dezembro.

*Com informações de Agência Brasil