
Os efeitos das recentes enchentes na Serra Gaúcha já se fazem sentir nos preços das verduras, frutas e hortaliças vendidas na região. De acordo com dados da Administradora de Consórcios Intermunicipais (Adcointer) e da Centrais de Abastecimento da Serra (Adcointer Ceasa/Serra) de Caxias do Sul, dos 48 produtos acompanhados, 35 apresentaram elevação nas cotações entre 7 e 14 de maio em comparação com os preços de abril.
Aumento nos Preços:
A batata lidera o movimento de alta, com uma variação de 60% nos valores médios de comercialização. Em seguida, destacam-se a couve (+49%), a alface (+38%), a abobrinha (+27%) e o tomate (+25%). Esses números refletem as perdas significativas nas hortas, pomares e pequenas propriedades rurais da região devido às enchentes.
Situação da Ceasa de Caxias do Sul:
Apesar da estrutura preservada durante a catástrofe, a Ceasa de Caxias do Sul opera com um volume de frutas, legumes e verduras menor do que o habitual. Muitos fornecedores foram atingidos pelas inundações, afetando o abastecimento na região. Aqueles que conseguem manter parcial ou totalmente a produção enfrentam desafios como alagamentos e colheitas comprometidas pela alta umidade e baixa luminosidade.
Composição do Consórcio Adointer Ceasa/Serra:
O consórcio Adointer Ceasa/Serra engloba os municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Protásio Alves e São Marcos. Essas localidades enfrentam os desafios decorrentes das enchentes e buscam soluções para minimizar os impactos sobre a produção e o abastecimento de alimentos na região.
frutas e hortaliças