A enchente de grandes proporções, cujo pico se deu entre sexta-feira (17) à noite e o começo do sábado (18), atingiu mais de três mil pessoas no município de Taquara. De acordo com o balanço mais recente da prefeitura, cerca de 3,5 mil moradores foram afetados, entre desabrigados, desalojados ou pessoas que tiveram suas casas inundadas, mas não precisaram deixar suas residências.
Do total de atingidos, 122 moradores estão desabrigados, divididos entre o ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep) e o Albergue Municipal. A situação mais grave foi registrada no Bairro Santa Maria, em que o nível do Rio Paranhana subiu, atingindo todas as ruas. A enchente neste bairro foi a maior desde 1982, segundo moradores locais.
Na manhã deste domingo (19), o nível do rio baixou bastante, sem causar alagamentos nas ruas, e a energia elétrica, cortada no sábado por segurança, foi restabelecida. O Bairro Eldorado também foi atingido, com a inundação da rua da entrada, às margens da ERS-115. A água também baixou na região, e os moradores aproveitam o dia para limpar suas casas, e tentar recuperar móveis e eletrodomésticos.
No Bairro Empresa, o nível do Rio dos Sinos baixou pouco nas últimas horas, causando inundações nas ruas Lima, Buenos Aires, La Paz e Rua da Empresa. No Loteamento Olaria, também no Bairro Empresa, continuam alagados alguns trechos das ruas Miraguaí, Passo Fundo, Nonoai, Vicente Dutra, Olaria e Selivio Haack.
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania iniciou a busca ativa por todos os moradores afetados nos bairros Empresa, Santa Maria e Eldorado. Segundo o secretário Maurício Souza Rosa, o objetivo é contabilizar o total da população atingida pela chuva, para apurar o que foi perdido por cada pessoa, e quais serão as ações futuras de assistência social.
Para atender a população desabrigada, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania faz o pedido de doações de produtos de limpeza e higiene. A comunidade também poderá doar alimentos e fraldas P, M e G. As doações podem ser entregues na Escola Estadual de Ensino Médio Willibaldo Bernardo Samrsla (Ciep), na Rua Osvaldo Cruz, 225, Bairro Empresa.
Fonte: MetSul Meteorologia