Geral

Encerrada etapa de audição de testemunhas do Caso Lucas Caregnato, em Caxias do Sul

A Comissão Processante, que apura pedido de cassação contra o vereador Lucas Caregnato (PT), encerrou as oitivas nesta segunda-feira (03), na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Foram ouvidas testemunhas e o próprio parlamentar denunciado. As audições aconteceram na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi.

Ao término do ato, o presidente da comissão, vereador Alexandre Bortoluz (PP), anunciou que faltam algumas diligências para o término da fase de instrução em si, o que deverá ser divulgado assim que forem concluídas mais etapas.

Nos termos do decreto-lei 201-1967, o grupo averigua suposta quebra de decoro parlamentar de Caregnato, referente a episódio ocorrido durante audiência pública sobre o projeto de ocupação do complexo da Maesa. Hoje, falaram nesta ordem: Luiza Iotti, Edio Elói Frizzo, Ramon Tisot, Orlando Michelli e vereador Lucas Caregnato. Participaram, ainda, os advogados da defesa, Alceu Cardoso e Verusca Buzelato Prestes.

A denúncia consta do documento externo (DE) 59/2023, assinado por Lucas Ribeiro Suzin e admitido por maioria (12 votos favoráveis contra sete contrários), na sessão ordinária de 2 de maio. A Comissão Processante é presidida pelo vereador Alexandre Bortoluz, da qual também fazem parte os vereadores Sandro Fantinel (PL), como relator, e Clóvis de Oliveira (PTB), como vogal.

Próximas etapas do processo de cassação contra Lucas Caregnato

1) Encerrada a instrução, o vereador terá o prazo de cinco dias para apresentar razões escritas;

2) Depois da apresentação das razões escritas, a Comissão Processante deverá emitir parecer final, pela procedência ou improcedência da acusação, e solicitará ao presidente da Câmara a convocação de sessão para julgamento;

3) Na sessão de julgamento, serão lidas as peças que forem requeridas pelos vereadores e vereador. Os parlamentares poderão se manifestar pelo tempo máximo de 15 minutos cada um. O vereador ou o seu procurador terá o prazo máximo de duas horas para produzir a sua defesa oral. Concluída a defesa, serão feitas tantas votações nominais quantas forem as infrações articuladas na denúncia. Considerar-se-á afastado, definitivamente, do cargo, o vereador com o voto de dois terços a favor da denúncia. Concluído o julgamento, o presidente da Câmara proclamará, imediatamente, o resultado e, se houver condenação, expedirá o competente decreto legislativo de cassação do mandato de vereador. Caso o resultado da votação for absolutório, o presidente da Câmara determinará o arquivamento do processo. Em qualquer caso, é comunicado o resultado à Justiça Eleitoral.

Redação Leouve

Recent Posts

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

15 minutos ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

44 minutos ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

55 minutos ago

Vereadora denuncia responsável pela Diretoria de Proteção Animal de Caxias do Sul por maus-tratos a pitbull

Segundo a denúncia, protocolada no MP, a servidora teria ordenado o recolhimento e posterior abandono…

2 horas ago

Um ano após tragédia climática, famílias desabrigadas dependem de assistência em Veranópolis

Programa de aluguel social atende 11 famílias, enquanto Minha Casa Minha Vida já beneficiou nove…

3 horas ago

Entenda o risco de alimentar macacos silvestres em áreas urbanas

Alimentar macacos pode parecer inofensivo, mas traz riscos à saúde e ao meio ambiente. Veja…

3 horas ago

This website uses cookies.