Bento Gonçalves

Encenação na Via del Vino homenageia 150 anos da imigração italiana em Bento

Encenação na Via del Vino homenageia 150 anos da imigração italiana em Bento

A Via del Vino, no centro de Bento Gonçalves, foi palco para um espetáculo que montou um museu a céu aberto para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Cerca de 60 artistas do grupo italiano Le Arti Per Via, da cidade de Bassano del Grappa, na região do Vêneto, encantaram as centenas de pessoas que participaram da apresentação na manhã deste sábado, dia 28. Um dia antes, eles se apresentaram pela primeira vez na Serra Gaúcha em Carlos Barbosa, e no domingo, dia 29, encerraram em Nova Bassano a turnê gaúcha iniciada 10 dias antes em Porto Alegre.

Grupo italiano montou um museu a céu aberto para homenagear imigração italiana (Fotos: Dariano Moraes)

A encenação apresentou ao público um pouco do cotidiano das profissões no final do século XIX, quando iniciou a imigração italiana ao país. Vestimentas, utensílios domésticos e instrumentos de trabalho ganharam a frente da prefeitura de Bento para encenar um espetáculo que contou, através da música, a saga imigrante, desde a chegada do navio que partiu do porto de Gênova até a luta das famílias para conquistarem um novo lugar para fazer a vida em solo brasileiro.

“Uma verdadeira e original obra de exumação histórico-cultural que, no entanto, nos devolve o conhecimento e consciência de um período histórico esquecido que completa assim a história da epopeia da emigração vêneta no sul do Brasil e em particular no Rio Grande do Sul “, diz Gianni Posocco, presidente do grupo.

O espetáculo, promovido pelo Comitato Veneto do Estado do Rio Grande do Sul (Comvers), foi apresentado em nove cidades gaúchas pelo grupo vindo da Itália, que mistura teatro de rua e um museu itinerante desde 1984, depois de uma longa pesquisa para reconstruir a vida de artesãos e vendedores do início do século 20. Na época, o comércio tomava conta das pequenas ruas da Itália e, por isso, surgiu o nome que significa, em tradução livre, “arte pela rua”. O grupo conta quase 400 apresentações em 15 países na Europa, e já se apresentou também na Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, nos Estados Unidos e no México.