Durante esta terça-feira (27), os policiais do 3.º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3ºBABM), e fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram uma operação conjunta de fiscalização a empreendimentos com atividade de serraria ou depósito de madeira, em Gramado.
Foram realizadas inspeções em quatro empresas, para verificar a situação de Alvarás municipais, Licença de Operação (LO), Cadastro Técnico Estadual e conforme o caso, Cadastro Técnico Federal e demais regras ambientais.
Após as vistorias restaram, todos autuados, por diferentes práticas consideradas irregulares. Os responsáveis foram identificados e responderão pelos crimes ambientais, bem como a processo administrativo, o que pode gerar infrações e multas ambientais.
Entre as medidas, foram suspensas algumas atividades por não possuírem Licença de Operação e estar em funcionamento infringindo as normas ambientais, como a correta destinação de efluentes gerados durante seus processos. No caso, os efluentes de uma empresa eram diretamente destinados a uma área de vegetação nativa, sem tratamento adequado.
Outra atividade que estava em desacordo, teve retida uma motosserra, até regularização junto ao IBAMA.