Polícia

Empresários fazem apelo por segurança pública no bairro Cinquentenário, em Caxias do Sul

Fotos: Redes sociais
Fotos: Redes sociais

Os empresários do entorno de um posto de combustíveis, na Rua João Nichele, no bairro Cinquentenário reuniram-se com a prefeitura de Caxias do Sul, devido a diversas situações envolvendo a segurança pública.

De acordo com um funcionário de uma empresa da região, o qual não quis se identificar, eles estão preocupados com a aglomeração de pessoas,  consumo desenfreado de bebidas alcoólicas e drogas. O denunciante relatou que nas segundas-feiras, os empresários recolhem muito lixo e preservativos, nas ruas paralelas a um posto de combustíveis que tem na região. Além disso,já houve casos em que os estabelecimentos foram depredados e um veículo ficou 10 dias abandonado na rua.

O funcionário comentou que frequentemente há disparos de arma de fogo e pessoas baleadas nos entornos dos estabelecimentos comerciais, tornando perigoso circular pelo trecho.

“A gente na verdade está fazendo uma solicitação de apelo, a gente vem pedir ajuda, aos órgãos competentes aos porque a gente tem essa questão da represália, a gente não é contra os estabelecimentos. Até porque essa aglomeração não acontece dentro dos estabelecimentos elas acontecem na via pública, aqui nas vias próximas. Então a gente precisa entender de que forma a gente consegue ser amparado com isso pelas leis do sossego e de silencio. A gente tem rede hotéis, a gente tem empresas aqui, comércio que abre bem cedo, e a gente tem medo sim de sofrer represálias. Porquê a nossa situação não é contra empresas e estabelecimentos é contra a prática que acontece até altas horas na rua que acaba com o sossego de todo mundo.”

Os empresários já procuraram via sindicatos de Turismo e Comércio os órgãos de segurança pública. Uma reunião foi realizada onde as demandas foram repassadas para a Secretaria Municipal de Urbanismo. O denunciante esclarece que “até o momento não foram tomadas decisões, devem estar analisando, eles devem ter outras demandas, tanto quando essa, mas é de suma importância, já que é uma aglomeração intensa. Estamos muito preocupados, são jovens, os pais devem estar preocupados, a rua ta toda marcada de raxas, pessoal de moto andando com uma roda só, ta complicado”.

O secretário municipal de Urbanismo, João Uez destacou que estão sendo organizadas junto com a comunidade ações pontuais. “As secretarias de Urbanismo, Trânsito e Segurança estará reunida nos próximos dias, junto com o presidente do bairro, o senhor Cleberson que é quem está liderando o grupo de moradores a fim de conversarmos sobre as situações e encaminharmos, algumas operações na região. A secretaria juntamente com as demais secretarias mencionadas e com o apoio da Brigada Militar já vem trabalhando no que diz respeito em ações pontuais no entorno”. 

Em um vídeo divulgado nas redes sociais durante o final de semana, um casal entra em discussão, a mulher destrói o veículo do homem e depois ambos entram e conflito físico. Situações como esta são recorrente segundo os empresários da região.

Badernas ocorrem na Rua João Nichele e redondeza