Nesta segunda-feira (22), o Centro da Industria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) foi palco para um painel sobre “Cases Inspiradores”. Na oportunidade, Leandro Mazzoccato, Pedro Horn Shebe e Rogério Tessari apresentaram algumas das atividades de suas respectivas empresas, com destaques para inovação e humanização.
Mazzoccato, que é diretor global de vendas e marketing da Madem, iniciou o painel trazendo alguns dados sobre a empresa. Hoje, com sete unidades de produção em países como o Brasil, Espanha, Bahrain, Estados Unidos, México e Colômbia, é líder em produção e exportação de bobinas de madeira para indústrias de cabos elétricos. Posteriormente, em entrevista ao Grupo RSCOM, Mazzoccato explicou melhor sobre o modelo de gestão, principalmente pela presença em outros países.
“Nós temos um perfil de alianças, praticamente todas as nossas empresas são ‘join venture’, nós temos o controle delas, mas elas são com parceiros locais. Tirando a Colômbia, que somos sozinhos, o resto nós temos uma pessoa local que é um sócio. Então se consegue agregar a questão administrativa local com a pessoa que está mais com a cultura local, e fica mais fácil a gestão. Nós damos praticamente a questão comercial e questão de produção. Como a nossa tecnologia é feita aqui no Brasil, a gente exporta essa tecnologia para fora”.
Veja também: Bento Gonçalves tem taxa de desemprego abaixo de 1% segundo o CIC
Em uma empresa familiar, e com o desafio de buscar renovação sem perder os laços, Pedro Horn Shebe, sócio-diretor da Lojas Magnabosco comentou sobre os aspectos do setor de varejo da moda. Com 107 anos de história, agora a empresa também conta com um hub de inovação com oficinas voltadas para o segmento. Ele que faz parte da quarta geração da família a frente do empreendimento falou à reportagem sobre o modelo de gestão, inovação e, acima de tudo, humanização.
“Eu acredito que, no fundo, tudo são pessoas. E, acho que se a gente parte desse principio as coisas vão se encaixando e convergindo nesse sentido. Então, apesar de todas as inovações tecnológicas que a gente assiste que transformam nosso segmento de atuação, a gente tem que entender que por trás de qualquer sistema existem pessoas, e eu acho que isso se adapta a qualquer segmento”.
CIC Bento Gonçalves promove curso de gestão financeira
Por fim, foi a vez de Rogério Tessari, diretor executivo da Tiny Software, abordar sobre a tecnologia e inovação. A empresa trabalha com soluções para digitalização de negócios, sendo parceira dos principais marketplaces do Brasil. Um dos focos da empresa é o auxílio na gestão de desburocratização, melhorando a fluidez do mesmo. Ainda assim, com o trabalho no virtual, ele acredita que o futuro seja uma mescla do on com o off-line.
“Eu acho que o grande desafio que a gente tem é conectar todas as pontas, afinal de contas desde canais físicos de varejo a canais online e todos os ‘marketplaces’, cada um tem uma estratégia diferente tanto de colocação de produtos, que viram anúncios online, e o que temos de produtos físicos. Como fazer com que a experiência seja fluída em todos os canais, eu acho que esse é um grande desafio, a gente tem muita coisa pela frente, fazer com que os clientes consigam realmente vender online da melhor maneira possível”.
O painel contou com a mediação da presidente do CIC-BG, Marijane Paese. Posteriormente as apresentações, o painelistas responderam a questionamentos levantados pelo público presente.